Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Izalci propõe digitalizar gestão no DF e critica saúde e educação “analógicas”

    Candidato do PSDB defende ainda educação em tempo integral como solução para combater evasão escolar

    CNN

    O candidato ao governo do Distrito Federal Izalci Lucas (PSDB) disse em entrevista à CNN nesta quinta-feira (18) que a administração pública de Brasília, atualmente, é “analógica”. Ele prometeu uma gestão “digital e transparente”.

    “Agora, Brasília é analógica. Você não tem controle de nada. A saúde, que tem um orçamento de mais de R$ 8 bilhões, sequer tem controle de estoque de medicamentos. Não tem sistema de integração. Ninguém conhece nada, é um improviso total”, disse.

    Para ele, o incentivo à tecnologia é, além de caminho para avanço da saúde, parte da solução para o combate à evasão escolar. O candidato aponta que a educação integral, composta por escolas com acesso à internet, esporte e atividades culturais, poderia recuperar alunos que abandonaram o sistema de ensino durante a pandemia.

    “Você tem que criar educação em tempo integral, colocar uma alimentação saudável — investindo na agricultura familiar. Você tem que ter tecnologia na educação. Você tem que levar atrativo para trazer de volta os alunos”, disse.

    Durante a entrevista, o senador minimizou a “divisão interna” no PSDB ao comentar o pedido da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para substituí-lo como nome da Federação PSDB-Cidadania na disputa pelo governo do Distrito Federal. O tribunal negou o pedido na segunda-feira (15).

    O senador afirmou que as eleições serão definidas pelo “trabalho feito para a população”. “Já foi provado, inclusive na última eleição, que não é quantidade de partido ou tempo de televisão. Nós tivemos o Alckmin na última eleição que tinha todos os partidos, todo o tempo de televisão do mundo e teve menos de 5% dos votos. O que vale é a combinação, o trabalho feito com a população”, concluiu.

    O candidato do PSDB fechou a segunda rodada de entrevistas da CNN com os candidatos a governador de sete unidades federativas.

    Durante esta semana, foram entrevistados o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), na segunda-feira (15); Leila Barros (PDT), na terça-feira (16); e Leandro Grass (PV), na quarta-feira (17).

    Até o fim de setembro, a CNN vai entrevistar os candidatos aos governos de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, São Paulo e Bahia.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.