Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Integrantes do PT veem fala de Ciro Nogueira como decisiva e lamentam discurso de Bolsonaro

    Presidente discursou por pouco mais de dois minutos, depois de quase 48 horas do resultado das eleições

    Gabriela Pradoda CNN

    O entorno do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou que a única manifestação que interessou aos petistas foi a declaração do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) de que ele foi autorizado “quando provocado” a fazer o processo de transição.  ” A fala do Ciro foi decisiva e é o que interessa. O resto, nada de novo. Pelo menos ele foi educado e agradeceu aos votos”, afirmou, Marco Aurélio Carvalho, advogado do Prerrogativas e um dos articulares da campanha de Lula.

    O discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi avaliado como evasivo e também mais uma amostra de que ele não colabora com as instituições democráticas. Durante a fala, o presidente afirmou que sempre “cumprirá com a Constituição”.

    O deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, Alencar Santana, afirmou que o discurso “foi uma vergonha triste para o Brasil”. A avaliação do parlamentar é que o presidente criou expectativa e não reconheceu o resultado das eleições. “Sem condenação dos atos que estão na rua, ao mesmo tempo fingiu que não os apoiam. É lamentável”, ressaltou.

    Um dos interlocutores do PT com o agronegócio acompanhou com parlamentares integrantes da bancada ruralista o discurso de Jair Bolsonaro. A avaliação é que o presidente deveria ter assumido que perdeu as eleições, o que para essa fonte não aconteceu.

    Para parte do setor do agronegócio também considerou insuficiente, o fato do presidente não ter feito uma reação mais incisiva com os bloqueios de rodovias que podem atrapalhar o escoamento da produção e causar perda de produtos. Quando falou das manifestações, o presidente disse que “os atuais movimentos são frutos de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas são bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser como os da esquerda”.

    Galeria: Apoiadores de Bolsonaro bloqueiam rodovias brasileiras após derrota em eleições

    Tópicos