Indulto é forma de Bolsonaro retomar imagem de 2018 mirando reeleição, diz analista
Bolsonaro assinou decreto na semana passada que concede “indulto individual” a Daniel Silveira, um dia após STF ter condenado o deputado por ataques a ministros da Corte
Ao conceder indulto ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), após condenação pelo Supremo Tribunal Federal, o presidente Jair Bolsonaro tenta resgatar a imagem que o elegeu em 2018, diz o cientista político Rafael Cortez em entrevista à CNN.
“A ideia de o presidente reconstruir e retomar a imagem que o reelegeu em 2018, de um ator político com um discurso de contraposição ao status quo, de uma espécie de restauração do que seria uma boa política”, diz.
“Ao fazer esses movimentos de tensionamento, questionamento desse status quo, o presidente também recupera um pouco da imagem que, de certa maneira, ficou desgastada por ações como acordos em relação à chamada política tradicional, como o acordo com o centrão, o que gerou um choque na imagem que o elegeu em 2018″, diz.
Bolsonaro assinou um decreto na semana passada que concede “graça” ou “indulto individual” ao deputado federal, um dia após o STF ter condenado Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques a ministros da Corte.
Veja mais no vídeo acima.
(Publicado por Ligia Tuon)