Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Indígenas não estão ocupando nem um metro de terra de outras pessoas, diz Lula

    Em encontro com lideranças indígenas nesta segunda-feira (13), o presidente afirmou que os indígenas serão inclusos em um programa de financiamento de produção agrícola

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    Em encontro com lideranças indígenas nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que os povos indígenas “não estão ocupando nem um metro de terra de ninguém nesse país”.

    “Quando dizem que os indígenas estão ocupando 14% do território nacional brasileiro, é preciso lembrar que eles já ocuparam 100%. Os outros que estão ocupando 86% de uma terra que era território indígena”, disse o presidente durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

    Lula também afirmou que os indígenas serão inclusos definitivamente dentro de um programa de financiamento de produção agrícola.

    “Se temos dinheiro para financiar empresários, agricultores familiares e grandes proprietários de terra, por que não existe dinheiro para financiar os povos indígenas em sua produção?”, falou.

    Ele também disse que tem pedido para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério dos Povos Indígenas apresentarem todas as terras prontas para serem demarcadas como território indígena, para que isso seja oficializado “antes que outras pessoas se apoderem delas”.

    Lula relembrou sua viagem ao território do povo Yanomami e prometeu resolver os problemas dos povos indígenas de Roraima e tirar definitivamente os garimpeiros das terras indígenas.