Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Índice CNN: conheça o agregador de pesquisas das eleições 2024 lançado em parceria com o Ipespe Analítica

    Indicador revela a intenção de voto para prefeito a partir de levantamentos feitos por diversos institutos de pesquisa em 100 cidades com mais de 200 mil eleitores, incluindo capitais

    Iuri Pittada CNN

    São Paulo

    O Índice CNN é um dos produtos inéditos e exclusivos da cobertura da CNN Brasil nas eleições municipais de 2024. Trata-se de um agregador de pesquisas, desenvolvido pelo Ipespe Analítica, que projeta a intenção de voto para prefeito a partir dos levantamentos feitos por diversos institutos Brasil afora. Entenda abaixo como funciona o indicador. Clique aqui para acessar o índice.

    Por se tratar de um ano eleitoral, todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas precisam ser registradas na Justiça Eleitoral, apresentando informações como o número de pessoas entrevistadas, a forma como as respostas são colhidas (se é presencial face a face, por telefone ou online) e dados como margem de erro e intervalo de confiança, além do contratante.

    Apenas essas pesquisas registradas são contabilizadas pelo Índice CNN, cujo foco são as 26 capitais de estados brasileiros e os municípios que podem ter disputa de segundo turno, ou seja, com mais de 200 mil eleitores. Neste ano, é provável que pela primeira vez sejam 100 as localidades que superem esse critério, formando um inédito G100 de maiores colégios eleitorais do Brasil.

    Ao agregar as pesquisas feitas nesses municípios, em vez de olhar individualmente a série histórica de cada instituto, o algoritmo desenvolvido pelo Ipespe Analítica usado no Índice CNN oferece uma fotografia mais completa do cenário das disputas.

    Como explica o cientista político Antonio Lavareda, presidente do conselho científico do Ipespe, a ferramenta oferece um olhar mais apurado da corrida não só entre os candidatos, mas entre os principais partidos. O Índice CNN também trará um placar das siglas que mais lideram as campanhas nas capitais do país.

    Machine learning

    É importante entender que um agregador de pesquisas não faz uma simples média aritmética das intenções de voto de um candidato ao longo do tempo, captadas por diferentes institutos. O cálculo é feito por meio de técnicas sofisticadas, com uso de estatística bayesiana e machine learning (aprendizado de máquina).

    Em linhas gerais, o algoritmo atribui pesos diferentes a cada percentual de intenção de voto dos candidatos, a depender do tempo entre a data da realização da pesquisa e a data da eleição – quanto mais recente o levantamento, maior o peso no resultado final apresentado pelo Índice CNN. Outro fator relevante é que os institutos são classificados conforme seu histórico e metodologia aplicada.

    Cada vez que uma nova pesquisa for divulgada em cada município monitorado pelo Ipespe Analítica, o Índice CNN será atualizado, de modo a informar em tempo real o status da disputa nas principais cidades brasileiras. Até o fim de 2023, foram feitas pesquisas em 25 das 26 capitais, enquanto o período entre 1º de janeiro e 20 de fevereiro registrou levantamentos em 12 capitais. A ferramenta estará disponível no site da CNN e ao longo da programação.

    Índice CNN na TV e nas redes

    CNN

    O Índice CNN também estará presente ao vivo na programação da CNN Brasil. Todas as quartas-feiras, o analista de política da CNN Iuri Pitta e o cientista político Antônio Lavareda vão analisar os dados mais recentes do Índice CNN no jornal Brasil Meio-dia.

    Você poderá conferir o quadro pela TV por assinatura (Canal 577) e também pelo streaming, em plataformas com o Youtube Samsung TV Plus e Prime Video, além dos perfis da CNN nas redes sociais.

    Veja os institutos que fazem parte do Índice CNN

    • Ágili;
    • AgoraSei;
    • Amangolin/ABC Dados;
    • Amostragem
    • AR7 Pesquisas;
    • AtlasIntel;
    • Badra;
    • BoqNews;
    • Brâmane;
    • Brasil Dados;
    • Brasmarket;
    • Cerrado;
    • Certifica;
    • Consult;
    • Credibilidade;
    • Data Control;
    • Datafolha;
    • Datailha;
    • DataIlha;
    • DataMax;
    • DataTempo;
    • DataTrends;
    • DataVero;
    • DataVox
    • Delta;
    • Destak;
    • Direct;
    • Direto ao Ponto;
    • Doxa;
    • Enfoque;
    • EPP Pesquisas;
    • Exatus;
    • Falpe;
    • Futura Inteligência;
    • Gazeta;
    • Gerp;
    • Girassol;
    • Goiás Pesquisas;
    • GP1;
    • GPP;
    • IFP;
    • Iguape;
    • Impressos Designer;
    • Índice;
    • Innova;
    • Innquesti/LLK Consulting;
    • INPEP;
    • Instituto Amazônia de Pesquisa;
    • Instituto Gazeta
    • Instituto Qualitativa
    • IPAT;
    • IPec;
    • Ipems;
    • Ipen;
    • IPESPE;
    • IpeX;
    • IPPI;
    • IRG;
    • IRTB;
    • Iveritas;
    • Listening;
    • LLK Consulting
    • Lótus;
    • Luneta;
    • Mapa;
    • Methodus Opinar;
    • MT Dados;
    • Multicultural;
    • Opção Pesquisas;
    • Opinar;
    • Opinião;
    • Opus;
    • Orizzonte Pesquisas;
    • Paraná Pesquisas;
    • Percent Brasil;
    • Perspectiva;
    • Phoenix;
    • Pontual;
    • Prefab Future;
    • Premier;
    • Prever;
    • Projeta;
    • Qualitativa;
    • Radar;
    • Ranking;
    • RBIS;
    • Real Time Big Data;
    • Secullus;
    • SDS;
    • Serpes;
    • Seta;
    • Simplex;
    • Skala;
    • Strategio;
    • Três Pesquisas;
    • TS2;
    • Ver;
    • Voga;
    • VoxData;
    • XB3.