Importante o governo federal sair do discurso e ajudar na prática, diz Ricardo Nunes à CNN sobre Cracolândia
Prefeito de São Paulo afirmou que, após quatro operações em cerca de uma semana, 200 traficantes foram presos e o número de dependentes químicos na região caiu de 4 mil para 1 mil
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), cobrou ajuda do governo federal, nesta terça-feira (1º), para lidar com o problema da Cracolândia, na capital paulista, dizendo que seria “muito importante” o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “sair do discurso e vir para a prática”.
Em entrevista à CNN, Nunes disse que “gostaria muito” da colaboração do Ministério da Saúde na questão de saúde pública envolvendo os dependentes químicos na região central de São Paulo: “Nós precisamos de ajuda. É um caso muito complexo.”
“Se houver ajuda do governo federal… se puder sair do discurso, vir pra prática, abrir um equipamento de saúde para poder receber esses dependentes, seria muito importante. A gente ficaria muito feliz de poder contar com essa contribuição”, acrescentou Nunes.
A declaração surge em meio a uma movimentação das forças de segurança pública da cidade na Cracolândia. No último domingo (30), foi realizada a quarta operação policial em cerca de uma semana.
Nunes informou, na manhã desta terça-feira (1º), que mais de 200 traficantes foram presos e o número de usuários nas ruas caiu de 4 mil (entre 2015 e 2016) para 1 mil pessoas.
Veja também: Solução para Cracolândia pede foco nas pessoas, não na droga, avaliam especialistas
“Ainda é muita coisa, gera muito incômodo, mas estamos caminhando com essa decisão de fazer o enfrentamento para uma solução, que não sei dizer se será em alguns meses, um ano”, disse.
O prefeito disse que as prisões de traficantes foram feitas com base em trabalho da inteligência da Polícia Civil, que utilizou câmeras em pontos escondidos e policiais disfarçados que entraram no local e filmaram a comercialização do crack.
FOTOS: Veja imagens da Cracolândia, na região central de São Paulo
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2408783″ title_galeria=”Veja imagens da Cracolândia, na região central de São Paulo”/]
“Um caso ou outro é identificado alguém que é foragido da Justiça. A grande maioria ali são egressos do sistema prisional, então é muito complexa a situação na cidade de São Paulo”, concluiu.
A CNN entrou em contato com o Ministério da Saúde e o Palácio do Planalto para comentar as declarações do prefeito, e aguarda retorno.