Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Impacto da Covid-19 em Bolsonaro irá depender do quadro, diz Bolívar Lamounier

    Para o sociólogo, se o quadro for grave, o presidente terá seu discurso desconstruído; caso seja leve, ele irá insistir na linha atual

    Da CNN, em São Paulo

    Após o anúncio de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contraiu o novo coronavírus, começaram a surgir questionamentos de como o presidente irá lidar com a pandemia, se irá manter seu discurso anti-isolamento ou irá mudar o tom. Para o sociólogo e cientista político, Bolívar Lamounier, o efeito da Covid-19 no discurso bolsonarista irá depender da gravidade do quadro do presidente.

    “Se precisar de internação, a narrativa que ele construiu ficará contestada. As pessoas verão que ele estava errado e prescrevendo uma medicação sem comprovação. Se o quadro for leve, o lado político se complica, já que Bolsonaro não vai ter incentivo para mudar o comportamento. Isso vai ser decisivo.”

    Leia também

    Randolfe: Bolsonaro pode mudar ou insistir em ‘teses esotéricas’ sobre Covid-19

    Bolsonaro coleciona frases polêmicas sobre o coronavírus; relembre

    Bolsonaro publica vídeo tomando hidroxicloroquina e se diz melhor da Covid-19

    Ele avalia que caso o quadro seja leve, a tendência é que Bolsonaro “insista em seu comportamento”, segundo o sociólogo. Caso isso aconteça, Lamounier entende que o presidente continuará criando empecilhos para seu governo.

    “Se o quadro for leve, Bolsonaro continuará tendo dificuldade para ajudar Paulo Guedes a aprovar as reformas e o Brasil continuará mal visto e até ridicularizado internacionalmente. É um quadro que é melhor para ele, mas pior para o país.”

    (Editado por: Diego Freire)

     

    Tópicos