Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ibope em Macapá: Josiel Alcolumbre (DEM) lidera com 28%

    Irmão e suplente do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, lidera com seis candidatos em empate técnico pelo segundo lugar

    O candidato do DEM a prefeito de Macapá (AP), Josiel Alcolumbre
    O candidato do DEM a prefeito de Macapá (AP), Josiel Alcolumbre Foto: Twitter/Reprodução

    Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

    O candidato do DEM a prefeito de Macapá (AP), Josiel Alcolumbre, lidera a corrida eleitoral na cidade, segundo levantamento do instituto Ibope divulgado nesta quinta-feira (3). 

    Josiel, irmão do presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem 28% das intenções de voto, entre os votos válidos, que desconsideram brancos, nulos e abstenções.

    A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos, para mais ou para menos, o que coloca uma relação de candidatos empatados em segundo lugar. São eles Dr. Furlan (Cidadania), com 14%; Patrícia Ferraz (Podemos), com 13%; Capi (PSB), com 13%; Cirilo Fernandes (PRTB), com 10%; Guaracy (PSL), com 9%; e Paulo Lemos (PSOL), com 7%.

    Fora dessa margem aparecem os candidatos Professor Marcos (PT), com 3%; Haroldo Iram (PTC), com 2%; e Gianfranco (PSTU), com 2%.

    Macapá (AP) – Intenção de votos válidos – 03/12

    Josiel (DEM) – 28%
    Dr. Furlan (Cidadania) – 14%
    Patrícia Ferraz (Podemos) – 13%
    Capi (PSB) – 13%
    Cirilo Fernandes (PRTB) – 10%
    Guaracy (PSL) – 9%
    Paulo Lemos (PSOL) – 7%
    Professor Marcos (PT) – 3%
    Haroldo Iram (PTC) – 2%
    Gianfranco (PSTU) – 2%

    Em relação ao total de votos, quando se consideram os brancos, nulos e abstenções, Josiel tem 25%, Furlan, Patrícia Ferraz e Capi, 12%. Cirilo, 9%; Guaracy, 8%; Paulo Lemos, 6%; Professor Marcos e Haroldo Iram, 2%; e Gianfranco, 1%.

    Brancos e nulos são 8% e os que não sabem ou não responderam são outros 3%.

    Assista e leia também:

    Aneel aplica primeira punição à concessionária por apagão no Amapá
    TSE confirma eleições em Macapá nos dias 6 e 20 de dezembro

    Efeitos do apagão

    A eleição na capital do Amapá foi adiada em três semanas, de 15 de novembro para este domingo, 6 de dezembro, em função do apagão que atingiu a cidade e o seu entorno durante o mês passado. 

    O último levantamento do Ibope havia sido realizado no dia 11 de novembro, na véspera do anúncio do adiamento e durante o apagão.

    Na comparação entre as duas pesquisas, a única candidata que subiu ou desceu para além da margem de erro foi Patrícia Ferraz, do Podemos, que caiu cinco pontos percentuais (de 18% para 13%).

    Oscilaram para mais os seguintes candidatos: Josiel (de 26% para 28%), Cirilo Fernandes (de 7% para 10%), Guaracy (de 8% para 9%), Paulo Lemos (de 5% para 7%), Professor Marcos (de 2% para 3%) e Gianfranco (de 1% para 2%).

    Oscilou para menos o candidato Dr. Furlan (de 17% para 14%). Continuaram com os mesmos percentuais os candidatos Capi (13%) e Haroldo Iram (2%).

    Rejeição

    A pesquisa Ibope mostra que o ex-senador João Capiberibe, que concorre pelo PSB registrado como Capi, é o candidato em que mais pessoas dizem que não votariam. Capiberibe tem rejeição de 53%, de acordo com a pesquisa.

    Josiel (DEM) é rejeitado por 30% dos eleitores; Patrícia Ferraz (Podemos), por 23%; Guaracy (PSL), por 20%; Professor Marcos (PT), 18%; Dr. Furlan (CIdadania), 13%; Paulo Lemos (PSOL), 9%; Cirilo Fernandes (PRTB), 8%; Haroldo Iram (PTC), 8%; Gianfranco (PSTU), 7%.

    Segundo a pesquisa, 1% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 4% não souberam responder.

    A pesquisa Ibope foi contratada pela Rede Amazônica e ouviu 602 eleitores entre os dias 1º e 3 de dezembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A identificação na Justiça Eleitoral é AP-01464/2020.