Ibaneis tenta construir acordo com Arruda no DF
Emedebista candidato à reeleição tenta incorporar ex-governador do PL na chapa estadual para evitar enfrentá-lo nas urnas
Diante da elegibilidade de José Roberto Arruda (PL) e, com isso, a possibilidade de ter um forte concorrente na corrida ao Palácio do Buriti, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tenta costurar um acordo que abra espaço ao ex-governador em sua chapa eleitoral.
Na segunda-feira (18), Ibaneis, a vice na chapa, Celina Leão (PP), Arruda e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se reuniram na sede do Partido Liberal para discutir o cenário no DF.
Segundo relatos feitos à CNN por autoridades presentes no encontro, entre as possibilidades defendidas pelo atual governador está compor com José Roberto Arruda para a Câmara dos Deputados e a sua mulher, Flávia Arruda, para o Senado Federal.
O acordo inviabilizaria uma candidatura a senadora da ex-ministra Damares Alves, que chegou a ser anunciada na semana passada.
A informação de interlocutores dos dois lados é que Ibaneis se arrependeu de ter anunciado uma chapa fechada no dia seguinte e procurou José Roberto Arruda para discutir a situação.
Nos bastidores, Arruda avalia a possibilidade, mas também não descarta concorrer ao governo do DF em uma chapa com a presença do empresário Paulo Octávio.
A expectativa é de que a decisão seja tomada até o dia 30 de julho.
A última pesquisa Correio Brasiliense/Quaest para o DF, divulgada neste domingo (17), aponta que o atual governador e o ex-governador estão tecnicamente empatados.
Ibaneis apareceu com 28% das intenções de votos e Arruda registrou 25%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fotos – Os pré-candidatos ao governo do Distrito Federal
[cnn_galeria active=”816062″ id_galeria=”816022″ title_galeria=”Pré-candidatos ao governo do Distrito Federal”/]