Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Horário eleitoral SP: Haddad traz Lula, e Tarcísio, Bolsonaro; Rodrigo se diz “independente”

    Estreia do horário eleitoral em 2022 ocorreu na manhã desta sexta, com propaganda no rádio de candidatos a governos estaduais, Senado e Assembleias Legislativas

    Carolina Cerqueirada CNN

    No primeiro programa de horário eleitoral das eleições de 2022, transmitido na rádio na manhã desta sexta-feira (26), os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) tiveram a participação, respectivamente, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que concorrem à Presidência.

    Já o atual governador e postulante à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), se disse um “candidato independente”. Ele não fez menção ao ex-governador João Doria (PSDB), que renunciou em março para que Rodrigo, então vice, assumisse o Palácio dos Bandeirantes.

    Os outros dois candidatos que tiveram espaço na rádio foram Elvis Cezar (PDT) e Vinicius Poit (Novo). Com menos de um minuto de propaganda, de um total de dez destinados aos candidatos ao governo, nem Cezar e nem Poit citaram os presidenciáveis de seus partidos, Ciro Gomes (PDT) e Felipe d’Ávila (Novo).

     

    O primeiro programa teve duração de 25 minutos e foi transmitido na rádio. Nas segundas, quartas e sextas, quem aparece são os candidatos a governador, senador e deputado estadual. Já nas terças e quintas, o tempo vai para candidatos a presidente e deputado federal.

    Rodrigo Garcia ficou com o maior tempo de propaganda, com 4 minutos e 17 segundos. Em seguida, estão Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad, respectivamente, com 2 minutos e 19 segundos e 2 minutos e 18 segundos. Elvis Cezar tem 43 segundos, e Vinicius Poit, 22.

    Os destaques do horário eleitoral

    Durante seu tempo de propaganda, Fernando Haddad (PT) destacou seus feitos enquanto ministro da Educação e prometeu reconstruir o estado pela “paz, democracia e justiça social”. Em seu jingle, trouxe o dizer: “Eu quero Haddad aê, eu quero Lula lá. Haddad pronto para São Paulo. Tem professor!”.

    Ele também trouxe Lula, que chamou Haddad de “melhor ministro da educação da história” e afirmou que ele “está pronto para governar São Paulo”.

    Quem também apareceu foi Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula e ex-governador paulista, dizendo que é uma “mudança segura” e afirmando que Haddad vai “corrigir o que está mal” e “preservar as conquistas da população”.

    Já o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) contou com um jingle parodiando a música “Me Leva”, do cantor Latino, que é apoiador de Jair Bolsonaro. “Tarcísio me leva, me leva que eu te quero me leva, me leva que o futuro nos espera”, diz a música.

    Tarcísio dedicou tempo para citar seu currículo, com destaque para a experiência como ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro.

    O presidente e candidato à reeleição apareceu na propaganda defendendo seu candidato, dizendo estar “fechado com Tarcísio”. “Meus amigos paulistas, podem confiar. Tarcísio. Um dos melhores ministros da Infraestrutura que já tivemos no Brasil”, disse Bolsonaro na propaganda.

    O candidato Rodrigo Garcia (PSDB) afirmou que não é “nem direita e nem de esquerda”. Disse não ter padrinho político, sendo “um candidato independente”.

    “Eu não sou candidato para defender partido político e nem projeto de poder”, afirmou. “Não quero que São Paulo se transforme em um parquinho de diversão para presidente da República ter palanque e ganhar mais votos”, acrescentou.

    Rodrigo Garcia ainda destacou sua biografia, citando filhos e ex-esposa e se colocando como “paulista raiz”. “Novo, mas não novato”, disse, durante o horário eleitoral.

    O candidato ao governo de São Paulo pelo PDT, Elvis Cezar, afirmou que não investiria tempo para falar sobre “onde nasceu e cresceu”, mas, sim, sobre programas e soluções. Ele dedicou sua aparição no horário eleitoral às mulheres, citando o Dia da Igualdade Feminina.

    O candidato do Novo, Vinicius Poit, afirmou ser o único candidato que não utiliza dinheiro público para fazer campanha. “O resto que vem aí é tudo Fundão”, disse, em alusão ao fundo eleitoral. Ele utilizou como jingle uma paródia da música “Pipoco”, da cantora Melody. “Do jeito que tá não dá pra ficar. Vinicius Poit pra te governar”, diz o jingle.

    Os partidos Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP não apareceram na propaganda gratuita por causa da aplicação da cláusula de barreira, em função dos seus desempenhos nas Eleições 2018.

    Saiba mais sobre o horário eleitoral

    Neste ano, o rádio e a televisão transmitem dois blocos diários de propaganda eleitoral gratuita, de segunda-feira a sábado. Cada um deles terá 25 minutos: no rádio, o primeiro será transmitido das 7h às 7h25; e o segundo, das 12h às 12h25. Na televisão, as exibições acontecem entre 13h e 13h25 e das 20h às 20h25.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos