Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Haddad diz que Marina Silva não aceitou ser vice para priorizar disputa pela Câmara

    Nas últimas semanas, o ex-prefeito tentava convencer Marina a ocupar a vice em sua chapa. Ex-ministra decidiu manter acordo com Rede e sair candidata a deputada federal

    Tainá Falcãoda CNN

    O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) informou, nesta terça-feira (2) a jornalistas que a ex-ministra Marina Silva (Rede) não será vice em sua chapa na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes este ano.

    Marina conversou pessoalmente com Haddad sobre a decisão de se manter na corrida pela Câmara Federal, como havia sido acordado com seu partido Rede Sustentabilidade. A sigla pretende usá-la como puxadora de votos e fortalecer a bancada no legislativo

    Ainda de acordo com Haddad, a justificativa de Marina é de que, como deputada, terá mais possibilidade de atuar em prol de temas relacionados ao meio-ambiente e à preservação da Amazônia. Nas últimas semanas, a presença recorrente da ex-ministra em atos do candidato foi vista por aliados petistas como um sinal de Marina aceitaria o convite para vice.

    “Ela ficou duas semanas ponderando sobre em que situação a agenda ambiental teria mais visibilidade. Ela imagina que pela sua trajetória, o lugar dela deveria ser o Congresso Nacional.”, disse Haddad.

    Segundo fontes do PT, o plano B para ocupar a vice era Jonas Donizette, ex-prefeito de campinas, que recentemente anunciou que sairá também candidato a Câmara. A vice de Haddad terá que ser decidida até sexta-feira (5). A disputa pela vice de Haddad chegou a criar um racha entre os partidos de apoio ao ex-prefeito.

    O PSOL ameaçou abandonar a candidatura de Fernando Haddad alegando não ter sido consultado sobre as opções na chapa. Com a saída de Marcio França (PSB) da disputa ao governo e adesão a vaga do Senado, restaria ao Psol a vice. O PT, porém, resistia em formar uma chapa pura de esquerda com receio de afastar o eleitorado de centro. Ao Psol foi dada a suplência de França. Além de Marina Silva e Jonas Donizete, outro nome cotado é o da médica Marianne Pinotti (PSB), ex-secretária da Pessoa com Deficiência na gestão de Fernando Haddad.

    Debate 

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. 

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais. 

    Tópicos