Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Há movimento de fortalecimento de Lula e Bolsonaro, diz CEO da AtlasIntel

    Em entrevista à CNN, Andrei Roman analisou o resultado da última pesquisa Atlas, que apontou o ex-presidente Lula (PT) com 50,7% dos votos, contra 41% do presidente Jair Bolsonaro (PL)

    Ester CassaviaElis Francoda CNN , em Sâo Paulo

    Para o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, os últimos dias da campanha eleitoral apontaram para “um movimento de fortalecimento tanto de Lula quanto Bolsonaro”.

    Em entrevista à CNN neste sábado (1º), Roman analisou os números da última pesquisa Arkos/Atlas para a eleição presidencial, divulgada nesta sexta (30), que trouxe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 50,7% dos votos válidos no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 41%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

    Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 3,6%; Simone Tebet (MDB), com 2,6%. Soraya Thronicke (União Brasil) tem 0,9%; Felipe D’Avila, 0,7%; Vera Lucia (PSTU) soma 0,2%.

    Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.

    “Em comparação com a nossa última pesquisa, temos um cenário de estabilidade. O ex-presidente Lula está em empate técnico com a possibilidade de vencer a eleição já no primeiro turno ou disputar um segundo turno – provavelmente com Jair Bolsonaro”, afirmou Roman.

    O CEO da Atlas disse que vê nitidamente a consolidação do movimento de voto útil proveniente dos candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

    “Principalmente o Ciro, que viu seu percentual cair significativamente nas últimas duas pesquisas. Tebet também oscilou para baixo”, disse Roman.

    “Existe um movimento de fortalecimento tanto de Lula quanto Bolsonaro. Nesse momento, a distância entre eles, de cerca de nove pontos percentuais, tende a se manter”, concluiu.

    Andrei Roman, cientista político e CEO da AtlasIntel
    Andrei Roman, cientista político e CEO da AtlasIntel / Reprodução/ CNN Brasil

    Publicado por Léo Lopes, da CNN

    Tópicos