Grupo de transição da Educação vai ao MEC pela primeira vez
Ministro da Educação receberá equipe de Lula nesta segunda-feira em meio a cortes nas verbas nos institutos e universidades federais
A equipe do governo de transição responsável pela Educação vai ao MEC pela primeira vez, nesta segunda-feira (5), para uma conversa com o ministro da pasta, Victor Godoy.
O coordenador executivo do grupo Henrique Paim irá acompanhado da senadora eleita Teresa Leitao, do ex-presidente do Inep, Luis Cláudio Costa e do relator do grupo, Binho Marques, que já atuou na articulação com os sistemas de ensino em governo anteriores do PT.
A visita ocorre em meio a bloqueios do governo federal em recursos dos institutos federais de educação e universidades que reclamam de dificuldades para fechar o ano devido a baixa orçamentária.
Como a CNN divulgou na semana passada, o grupo de trabalho estima que sejam necessários pelo menos R$ 12 bilhões para recompor o orçamento da pasta da educação básica ao ensino superior.
Merenda e transporte escolar são algumas das áreas mais urgentes. Integrantes do governo afirmam que os recursos devem vir da aprovação da PEC proposta pelo governo eleito.
Além da demanda financeira, o grupo está preocupado com o déficit de educação no país agravado pela pandemia.