Governos de China e Brasil discutem encontro entre Lula e Xi em novembro
Presidente chinês vem ao país participar de reunião do G20
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, se reuniram no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (12), para definir detalhes da vinda do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil.
O mandatário chinês vem ao país em novembro para uma reunião do G20 — grupo das 20 maiores economias do mundo –, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Segundo comunicado divulgado pela Casa Civil, durante o encontro, foi possível fazer uma análise das principais áreas de interesse dos dois países, como inteligência artificial, infraestrutura e transição energética.
“Depois da visita à China, o presidente Lula determinou que pudéssemos avançar na construção de uma agenda que alinhe as novas políticas de desenvolvimento do Brasil com a ampliação desta cooperação”, disse o ministro.
Acordos bilaterais
Caberá a um grupo de trabalho, formado pelo Ministério das Relações Exteriores e outras pastas, definir a organização dos acordos bilaterais a serem assinados. Os temas dos acordos não foram revelados.
“Nossa parceria em investir no Brasil é uma parceria voltada para o futuro”, afirmou Zhu Qingqiao. “Nossas economias e nossa cooperação têm de seguir aos atendimentos das demandas trazidas pelo desenvolvimento sustentável. Agora é identificar áreas estratégicas e prioridades em nossa cooperação”, completou, pontuando como positiva a existência da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar