Governo vai criar aplicativo para emitir vistos de turistas americanos, canadenses e australianos
Exigência do documento para entrar no Brasil começa a valer a partir de 10 de abril
O governo federal trabalha na criação de um aplicativo para emitir os vistos eletrônicos de turistas americanos, canadenses e australianos, segundo informou o ministro do Turismo, Celso Sabino, na tarde dessa segunda-feira (22), em coletiva no Ministério do Turismo.
Segundo o ministro, o desenvolvimento do aplicativo será finalizado até o dia 10 de abril, data estabelecida para o início da exigência de visto para turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
O ministro também afirmou que o objetivo do aplicativo é dar “facilidade” e “celeridade” na emissão dos vistos.
“Vamos exigir os vistos, seguindo o princípio da reciprocidade, mas a forma de emissão será simples”, concluiu Sabino.
Em maio de 2023, o governo federal anunciou a obrigatoriedade de visto para turistas dos Estados Unidos, do Canada e da Austrália entrarem no Brasil.
Dispensa de visto
A dispensa de visto para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão foi adotada em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), de forma inédita.
Na época, o governo afirmou que a medida não prejudicava o princípio de reciprocidade, pois a dispensa teria sido adotada para incentivar a geração de emprego e renda no Brasil.
“A isenção do visto de forma unilateral é um aceno que fazemos para países estratégicos no sentido de estreitar as nossas relações. Nada impede que essas nações isentem os brasileiros dessa burocracia num segundo momento”, informou o Ministério do Turismo na época.
Decisão similar foi adotada durante o governo de Dilma Rousseff (PT), mas vigorou apenas durante as Olimpíadas de 2016. Para a ocasião, Dilma autorizou que cidadãos dos quatro países fossem dispensados do visto, desde que viessem ao país assistir ao evento esportivo.