Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo planeja ampliar investimento em defesa militar

    O Ministério da Defesa elabora uma proposta, que será apresenta ao presidente Lula nos próximos dias, que prevê uma ampliação gradativa de gastos militares

    Militares do Exército durante desfile em Brasília
    Militares do Exército durante desfile em Brasília Antonio Cruz/Agência Brasil

    Caio Junqueirada CNN

    O governo brasileiro planeja ampliar, quase que dobrar, nos próximos anos seu investimento em defesa militar.

    O Ministério da Defesa elabora uma proposta, que será apresenta ao presidente Lula nos próximos dias, que prevê uma ampliação gradativa de gastos militares. A informação foi confirmada pela pasta à CNN.

    Hoje, o gasto fica em torno de 1,2% do PIB, cerca de R$ 19 bilhões. Pelo desenho que vem sendo elaborado, a ideia é que nos próximos anos suba para 1,6%, depois para 1,8% até chegar em 2%, que é o teto da Otan.

    Há a avaliação no governo de que países em geral têm ampliado investimentos na indústria de defesa, até mesmo aqueles que tradicionalmente são avessos a isso, como Portugal e Japão.

    Em outra frente, o governo trabalha para recuperar parte das empresas nacionais que passam por dificuldades financeiras. Uma delas é a Avibras. As Forças Armadas têm ampliado compras de munição e componentes da empresa, mas o governo tem estudado outras maneiras de ajudá-la na recomposição financeiramente, apesar de ser privada.