Governo muda ações nas redes sociais e aposta em publicações estilo “novela”
Lula quer que programas deste mandato fixem como marca da gestão principalmente entre os jovens
O Palácio do Planalto busca novas estratégias para atrair público para as redes sociais do governo.
A ideia é ampliar a divulgação de ações positivas do governo em programas sociais e na economia para tentar alavancar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A divulgação das entregas do governo é um pedido constante de Lula em reuniões com os ministros do governo. O petista quer consolidar os programas deste mandato, como o Pé-de-Meia, que cria uma poupança para alunos do ensino médio.
Em outras gestões de Lula, o Palácio do Planalto conseguiu emplacar marcas que ainda são associadas ao petista, como o Bolsa Família.
Focos
Entre os focos, estão as redes sociais, como Kwaii, que tem bastante usuários jovens no Nordeste, e TikTok, que atinge adolescentes e jovens.
Novos vídeos passaram a ser testados nesta semana com base em tendências, as chamadas “trends” das redes.
A aposta principal são em publicações estilo “novela”, quando atores encenam diálogos sobre o dia a dia e incluem informações sobre o programa social.
Em um primeiro vídeo nesse modelo foi publicado no TikTok na quinta-feira (17) no perfil de Lula na rede.
@lulaoficial O Pé-de-Meia chegou para mudar a vida de estudantes de todo o Brasil! Abrace esta oportunidade e faça o melhor para o seu futuro! 👨🏻🎓📚🧑🏾🎓 #fy #escola #bolsafamilia #novelinhas
A publicação mostra dois jovens conversando e um deles está fora da escola. Uma personagem, então, fala que ele não precisa parar de estudar para ter renda e explica como funciona o Pé-de-Meia, programa lançado neste ano que forma uma poupança para alunos do ensino médio.
Estilo
Nesse modelo de vídeo, as cenas com Lula são inseridas com trechos de entrevistas e pronunciamentos.
A publicação ainda termina com o anúncio de “cenas do próximo capítulo” anunciando que o próximo vídeo vai tratar da ampliação do Pé-de-Meia que foi anunciado pelo presidente em visita à Bahia nesta semana.
Caso a avaliação desse tipo de publicação seja positiva, o Palácio do Planalto pode expandir esse modelo para outras plataformas, como TV e rádio.