Governo monta força-tarefa interministerial para receber e auxiliar brasileiros vindos de Gaza
"Operação de Acolhimento" está sendo organizada há pelo menos 20 dias
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) montou uma força-tarefa interministerial para receber os brasileiros e palestinos repatriados da Faixa de Gaza.
A operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta também com a atuação dos ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde.
A chamada “Operação de Acolhimento” está sendo organizada há pelo menos 20 dias.
VÍDEO – Lourival Sant’Anna explica como será saída dos brasileiros de Gaza
O grupo de 34 brasileiros e seus familiares palestinos terá à disposição aqui no Brasil serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
O Ministério do Desenvolvimento Social, de Wellington Dias, por exemplo, vai dar apoio na regularização de documentos do grupo. Para aqueles que não tiverem familiares no Brasil, a pasta vai providenciar abrigo.
Como antecipou a analista de política da CNN Jussara Soares na quinta-feira (9), o Brasil será incluído, nesta sexta (10), na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos.
Há duas semanas, o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, afirmou em nota que, “além de trabalhar incansavelmente para a promoção da paz, a assistência a brasileiros e seus familiares no exterior é uma das prioridades de nossa política externa”.
“O acolhimento integral desses cidadãos reflete o compromisso do Brasil, e do Ministério da Justiça e Segurança Pública em particular, com os direitos humanos e o direito humanitário”, afirmou Botelho.