Governo Federal discute atuação de Forças Armadas no RJ
Estarão na reunião os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil), além dos comandantes do Exército, da Marinha e Aeronáutica
O Planalto vai discutir a situação do Rio de Janeiro com ministros e comandantes das Forças Armadas, nesta quarta-feira (25). O governo quer estipular algumas ações estratégicas com a inclusão de militares, mas sem declarar intervenção federal.
Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o assunto tem sido tratado como prioridade. Estarão na reunião os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil), além dos comandantes do Exército, da Marinha e Aeronáutica.
Ainda é incerto qual será o nível de participação de todas das Forças Armadas, principalmente do Exército. No Ministério da Defesa, a avaliação é de que a corporação já está muito envolvida em outras operações, como a seca no Amazonas e a ajuda aos desabrigados pelas enchentes no Sul do país.
No caso das outras duas forças, as possibilidades são a Marinha reforçar a fiscalização no fluxo da Baia de Guanabara e a Força Aérea Brasileira (FAB) reforçar a presença em aeroportos.
A intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro ainda está fora da pauta porque, segundo integrantes do governo, Lula não pode repetir tentativas de soluções fracassadas, como a intervenção de 2018, autorizada no governo Michel Temer.
Na ocasião, o general Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o interventor designado.