Governo federal anuncia R$ 425,5 milhões em investimentos para catadores de recicláveis
Presidente Lula se reúne com movimentos de catadores e representantes de ministérios nesta quarta-feira (10)
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (10) um montante de R$ 425,5 milhões em investimentos e ações direcionadas aos catadores de recicláveis. A estimativa do governo é de que o país reúna 800 mil catadores em atividade, sendo que 70% são do gênero feminino.
As ações fazem parte da agenda da 4ª reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), marcada para esta segunda no Palácio do Planalto, em Brasília, onde também será assinada a Lei de Incentivo à Reciclagem.
Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devem estar presentes seis movimentos nacionais e representantes de 19 ministérios.
“Este governo está retomando o caminho de reestruturar e valorizar o trabalho dessas e desses profissionais, das mais diversas formas, sempre ouvindo suas reivindicações e sugestões para dar forma a políticas, porque não se faz política pública social sem a participação de nossa gente”, afirmou o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, pasta que coordena o CIISC.
Os anúncios ainda incluem a volta do programa Cataforte — que reúne bancos públicos, fundações, ministérios e estatais em ações que envolvem cooperativas e associações de catadores — e a criação do Conexão Cidadã — cujo objetivo será facilitar o acesso a programas sociais por catadores não associados ou em situação de rua por meio de unidades móveis de atendimento.