Governo está sendo tragado pela CPI da Pandemia, diz cientista político
Desempenho político terá de ser melhorado para evitar dano maior adiante, afirma Murillo de Aragão
O governo federal está tendo dificuldades em lidar com a CPI da Pandemia instalada no Senado e pode sofrer danos políticos caso siga com a estratégia atual de enfrentamento, avalia o cientista político Murillo de Aragão em entrevista à CNN.
“O governo está sendo tragado pela CPI da Pandemia. O agravamento da pandemia colocou a CPI na ordem do dia e divide os esforços do governo entre a retomada e se defender dentro do Senado, por ser uma questão política muito importante”, afirma.
Ele aponta que “a tropa de choque até existe, mas a falta de coordenação é a impressão generalizada. O governo optou por uma estratégia de confronto, não só dentro do Senado mas com o Supremo Tribunal Federal (STF), o que não é o ideal já que o tema vai se desenvolver de qualquer maneira. Com o desenrolar da CPI, o governo terá de melhorar seu desempenho político para evitar um dano maior adiante”.
O futuro é incerto, diz Aragão. “Temos que aguardar os próximos desdobramentos da pandemia, que ainda são nebulosos por conta de uma eventual terceira onda. Se nos próximos meses a vacinação ocorrer com maior intensidade e a economia começar a acordar também com mais intensidade, o dano do debate será menor”.