Governo brasileiro cumprimenta novo presidente chileno cinco dias após eleição
Ex-líder estudantil e candidato de esquerda Gabriel Boric venceu o opositor José Antonio Kast em pleito realizado no domingo (19)
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nesta quinta-feira (23) uma nota cumprimentando o presidente recém-eleito do Chile, Gabriel Boric, pela vitória. A mensagem foi enviada cinco dias após a realização do pleito no país.
O ex-líder estudantil e candidato de esquerda foi confirmado o novo presidente do Chile em eleições que ocorreram no domingo (19), derrotando o concorrente de direita José Antonio Kast.
“O governo brasileiro cumprimenta o senhor Gabriel Boric Font por sua eleição à Presidência da República do Chile e faz votos de êxito no desempenho de seu mandato”, diz a nota oficial.
“Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito.”
Os líderes dos principais países da América Latina e de outras regiões parabenizaram Boric no próprio domingo, pouco depois de a contagem de votos confirmar sua vitória.
Em sua live mais cedo nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que estava em viagem nos últimos dias e que, logo, as Relações Exteriores se pronunciariam.
“Praticamente metade da população se absteve, e a outra metade foi votar e deu 55% pro tal do Boric”, disse Bolsonaro. “Cheguei de viagem, e o Itamaraty vai apresentar os cumprimentos formais ao recém eleito presidente do Chile.”