Governo brasileiro condena ataques israelenses no Líbano e expressa preocupação do conflito
Em nota, Palácio Itamaraty reiterou recomendação para que brasileiros deixem a região diante da gravidade dos ataques
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou, na noite desta segunda-feira (23), uma nota em que condena “nos mais fortes termos” os ataques israelenses contra áreas civis no Líbano.
De acordo com a nota, ao menos 492 pessoas morreram e 1600 ficaram feridas após os bombardeios nesta segunda.
No comunicado, o Palácio Itamaraty também disse que “deplora declarações de autoridades israelenses em favor de operações militares e da ocupação de parte do território libanês”.
Além disso, o governo federal expressou “grave preocupação ante exortações do governo israelense para que civis libaneses evacuem suas residências naquelas regiões.”
O Ministério das Relações Exteriores ressaltou o apelo às partes envolvidas nos conflitos para que cessem os ataques e interrompam a escalada de tensões, “que ameaça conduzir a região a conflito de amplas proporções, com severo impacto negativo sobre populações civis.”
De acordo com a pasta, a Embaixada do Brasil em Beirute, no Líbano, presta assistência e fornece orientações à comunidade brasileira no país. O governo também reiterou a recomendação de que brasileiros deixem a região.
A nota também divulga um telefone de contato para que brasileiros no país entrem em contato com o plantão consular do Itamaraty. O número é 55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).
X pode voltar? Entenda ação que pede ao STF desbloqueio da plataforma