Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governadores cobram inclusão em comitê da pandemia

    Pelas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino, afirmou que ‘o decreto não criou coordenação nacional’

    Basília Rodriguesda CNN

    Ao colocar no papel a criação de um comitê para gerir a crise, o governo federal não incluiu governadores e prefeitos na composição. Apesar de terem se reunido nesta sexta-feira (26) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, eles não são parte do grupo.

    O comitê de coordenação para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 prevê que integrantes mesmo são os presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara e Senado, Arthur Lira e Pacheco, além de alguém indicado na condição de observador pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fux.

    Pelas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino, afirmou que “o decreto não criou coordenação nacional, na medida em que exclui estados e municípios. Propus que o Senado tenha um verdadeiro comitê nacional, inclusive com especialistas da área de saúde”.

    De acordo com o texto do decreto, o comitê poderá “discutir medidas” e “auxiliar na articulação”. O Ministério da Saúde atuaria na secretaria executiva do grupo.

    O texto permite a colaboração também de pessoas com “notório conhecimento”, mesmo que de outros órgãos, instituições, mas sem apontar os governos locais, sejam representados por governadores ou secretários de saúde.

    Tópicos