Governador reeleito no DF, Ibaneis formaliza apoio a Bolsonaro
Ibaneis e o presidente já estavam aliados no primeiro turno - o governador do DF teve em sua chapa a candidata ao Senado Flávia Arruda (PL), ex-ministra de Bolsonaro
O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), formalizou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta quarta-feira (5). Em pronunciamento no Palácio da Alvorada ao lado de Bolsonaro, Ibaneis disse que foco está em buscar votos da “população mais carente”.
“Nada mais natural do que esse apoio agora no segundo turno ao presidente Bolsonaro, é um apoio que vai de coração, nós vamos correr as ruas do Distrito Federal junto com a população, em especial a população mais carente da nossa cidade, para que a gente consiga os votos para reeleger o presidente Jair Messias Bolsonaro. Pode contar conosco; essa parceria é efetiva e nós vamos trabalhar muito para reeleger o senhor”, disse o governador.
Jair Bolsonaro disputa a Presidência com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, que acontece no dia 30 de outubro.
Ibaneis e o presidente já estavam aliados no primeiro turno – o governador do DF teve em sua chapa Flávia Arruda (PL), ex-ministra e correligionária de Bolsonaro, na disputa para o Senado. Ela foi derrotada nas urnas por Damares Alves (Republicanos), também aliada de Bolsonaro.
O presidente disse considerar “importante” o apoio de Ibaneis e falou sobre a parceria estabelecida entre os dois. “O governador Ibaneis é importante porque ele, por muitas vezes, é meu vice, e por vezes eu sou o vice dele. Buscamos aqui atender aos interesses do DF. Como ele disse, um terço do orçamento dele é do fundo constitucional, dinheiro nosso que vai diretamente para ele e ele investe em saúde, educação e segurança”, colocou.
Bolsonaro ainda classificou o governador como “amigo”. “Nada melhor para um presidente da República ter um governador, não digo aliado, digo amigo dele, ao seu lado. Todos ganham, em especial, a governabilidade”, completou o presidente.
“Ele estará junto comigo aqui em ocasião da reeleição, como já esteve na campanha. […] O nosso governador aqui teve muita harmonia conosco durante esses quatro anos. E, se Deus quiser, com a nossa reeleição continuará trabalhando conosco em prol do Brasil e do DF”, finalizou o candidato do PL.
Bolsonaro se reúne com aliados
A agenda do candidato do PL nesta primeira semana de campanha no segundo turno tem sido dedicada a fortalecer apoios nos estados. O presidente tem encontros na manhã nesta quarta (5) e quinta-feira (6) com parlamentares aliados atuais e recém-eleitos.
O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que disputa o segundo turno para governador do Rio Grande do Sul é um dos convidados desta quarta.
Ainda hoje, o presidente se reúne com atuais senadores e deputados federais que representam os interesses do agronegócio no Congresso Nacional. Damares Alves (Republicanos), eleita pelo Distrito Federal, é uma das que já confirmou presença.
Oito governadores eleitos declaram apoio a Bolsonaro
Dos 15 vitoriosos nas disputas pelos governos estaduais encerradas no primeiro turno, oito declararam apoio à candidatura de Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Cinco são aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O atual presidente conquistou manifestações dos seguintes governadores eleitos:
- Gladson Cameli (PP) – Acre
- Ibaneis Rocha (MDB) – Distrito Federal
- Ronaldo Caiado (União Brasil) – Goiás
- Mauro Mendes (União Brasil) – Mato Grosso
- Romeu Zema (Novo) – Minas Gerais
- Ratinho Jr (PSD) – Paraná
- Cláudio Castro (PL) – Rio de Janeiro
- Antonio Denarium (PP) – Roraima
Fotos: veja os 15 governadores eleitos no 1º turno
[cnn_galeria active=”1973893″ id_galeria=”1973702″ title_galeria=”Veja os 15 governadores eleitos no 1º turno”/]