Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Globo cancela último debate em SP após Boulos testar positivo para Covid-19

    Candidato do PSOL está assintomático; emissora afirma que cancelamento em caso de problema de saúde de um dos candidatos estava previsto em regras

    Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

    A TV Globo anunciou nesta sexta-feira (27) o cancelamento do debate entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), candidatos a prefeito de São Paulo, que estava previsto para a noite de hoje.

    A decisão foi adotada após Boulos testar positivo para a Covid-19. O candidato do PSOL anunciou o diagnóstico na tarde desta sexta. Segundo a sua assessoria, Guilherme Boulos está assintomático e se submeteu ao teste RT-PCR após uma aliada, a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP), testar positivo.

    Em nota oficial, a emissora afirma que o cancelamento do debate em caso de problema de saúde de um dos candidatos estava previsto nas regras acordadas com ambas as campanhas. 

    Assista e leia também:

    Guilherme Boulos testa positivo para Covid-19

    O calendário eleitoral para o segundo turno define que a antevéspera da eleição é o último dia para a realização de debates entre candidatos. Este, portanto, seria o último encontro previsto para essa campanha eleitoral.

    Apesar do cancelamento em São Paulo, a emissora vai manter os debates entre os candidatos Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) no Rio de Janeiro e entre os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) no Recife.

    Em segunda nota divulgada, a TV Globo afirmou que “a alternativa de fazer um debate de forma remota não é possível”. “Os candidatos precisam ser tratados de forma equânime e ter as mesmas condições, e o público precisa perceber isso”, diz o posicionamento.

    “A transmissão pode cair num momento importante do debate, e a Globo ser injustamente acusada de ser a culpada ou, da mesma forma, e também de forma injusta, o candidato ou sua campanha serem acusados de terem provocado a interrupção para fugir de um momento difícil”, prossegue o canal.

    A emissora citou trecho das regras do debate que, diz, prevê o seguinte: “O debate eleitoral só será realizado de forma presencial, não se admitindo, em nenhuma circunstância, o uso de meios virtuais para realizá-lo.”

    Tópicos