Gilmar diz que recebe indicações de Dino e “amigo” Gonet com “imensa alegria”
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez as indicações pra o STF e para a PGR após dois meses de vacância nos cargos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse, nesta segunda-feira (27), que recebe as indicações de Flávio Dino para a Corte e do “amigo” Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR) com “imensa alegria”.
“Possuidor de vasta cultura jurídica e de inegável compromisso com o Estado Democrático de Direito, o indicado reúne plenas condições para exercer a jurisdição constitucional junto aos demais membros da Corte”, expressou Gilmar sobre Dino.
“Da mesma forma, quero felicitar Paulo Gonet, amigo de longa data, pela indicação para a PGR. Posso testemunhar o brilhantismo do indicado, que sempre atuou na defesa da democracia e da Constituição Federal”, prosseguiu.
(2/2) Da mesma forma, quero felicitar Paulo Gonet, amigo de longa data, pela indicação para a PGR. Posso testemunhar o brilhantismo do indicado, que sempre atuou na defesa da democracia e da Constituição Federal.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) November 27, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou os nomes do atual ministro da Justiça e Segurança Pública para o STF e do subprocurador-geral da República para a PGR após dois meses da saída de Rosa Weber e Augusto Aras de seus cargos, respectivamente.
As indicações de Lula precisam ser aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, pelo plenário da Casa. Ainda não há data para as análises.
Os anúncios foram feitos após reuniões com ambos os escolhidos na manhã desta segunda-feira. Segundo apurou a CNN, o objetivo era que o anúncio fosse feito antes de Lula embarcar para o Oriente Médio.
Logo no início do dia, Lula chamou Dino para uma reunião fora da agenda. Nos bastidores, fontes próximas confirmavam que o titular da Justiça e da Segurança Pública seria anunciado para a Suprema Corte.
Após o encontro com Dino, foi a vez de o presidente se reunir com Gonet.
De acordo com relatos feitos à CNN, a intenção do presidente era indicar nesta segunda apenas Gonet para a PGR. A indicação conjunta teria sido decidida após uma conversa entre Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Pacheco o alertou, porém, que, nesse desenho, o Senado não teria tempo hábil para cumprir o rito necessário para a aprovação dos dois nomes, uma vez que o recesso parlamentar começa no dia 23 de dezembro. Lula, então, optou por fazer as duas indicações de forma simultânea.