Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    General que preside STM será único chefe de tribunal superior em reunião de Bolsonaro com embaixadores

    Representantes das demais cortes, como STF e STJ, foram convidados para o encontro, mas recusaram

    Teo Curyda CNN , Em Brasília

    O general do Exército Luis Carlos Gomes Mattos, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), será o único chefe de tribunal superior na reunião de Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores no Palácio da Alvorada.

    A confirmação da presença do general na reunião acontece em meio ao aumento do tensionamento entre as Forças Armadas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta das eleições.

    Os militares cobram que o TSE acolha ao menos três propostas das Forças Armadas para aprimorar o processo eleitoral, apesar de o tribunal já ter analisado essas e acolhido cerca de dez sugestões de forma parcial ou integral — incluindo as que os militares agora cobram.

    O encontro foi organizado por Bolsonaro para tratar de eleições e do sistema eleitoral de votação com os embaixadores. O presidente marcou a reunião após ficar contrariado com o encontro de embaixadores com o presidente do TSE, Edson Fachin, em maio.

    Naquela ocasião, Fachin afirmou que a comunidade internacional deve estar “alerta” ao que chamou de acusações levianas contra o sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro demonstrou incômodo com o encontro e afirmou que não cabe a Fachin lidar com assuntos relacionados à política externa do país.

    Bolsonaro convidou os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, e do TSE. Todos recusaram o convite.

    No centro do embate com os militares e constante alvo de ataques de Bolsonaro, Fachin justificou, por meio de sua assessoria, que não poderia atender ao convite por “dever de imparcialidade”, já que preside o tribunal responsável por julgar ações de pré-candidatos.

    Mattos é general de Exército e ocupa, desde 2011, uma das cadeiras destinadas à Força Terrestre no STM. O presidente do STM ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em fevereiro de 1966. Em 1970, foi promovido a segundo-tenente e chegou a general de Exército, último posto das Forças Armadas, em julho de 2008.

    No Exército, comandou o pelotão do Regimento Escola de Infantaria e a Companhia do 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista. Já como general, chefiou o Departamento de Ciência e Tecnologia e foi o Comandante Militar da Amazônia.

    Tópicos