Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frente com 252 parlamentares orienta por derrubada de vetos à desoneração da folha, ao marco das garantias e ao Carf

    Grupo também incluiu na lista vetos ao novo marco legal de garantias para empréstimos

    Congresso Nacional, em Brasília
    Congresso Nacional, em Brasília 12/12/2007REUTERS/Jamil Bittar

    Daniel Rittnerda CNN

    Brasília

    A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), que reúne 252 deputados e senadores, orientou seus integrantes a votar pela derrubada de quase três dezenas de vetos presidenciais a serem analisados em sessão conjunta do Congresso Nacional nesta quinta-feira (14).

    Entre eles, estão vetos à desoneração da folha de pagamento, a pontos do novo arcabouço fiscal e à lei que restabeleceu o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Também foram incluídos na lista vetos ao novo marco legal de garantias para empréstimos.

    O próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reclamou de descumprimento de acordo feito pelo Palácio do Planalto pela sanção de um ponto que permitiria a apreensão extrajudicial de veículos cujas parcelas de financiamento estão atrasadas há muito tempo.

    O principal veto monitorado pelo governo é o da desoneração da folha. O Congresso prorrogou, por quatro anos, o benefício tributário para 17 setores da economia. A medida expira atualmente em 31 de dezembro.

    Seguindo recomendação do Ministério da Fazenda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o texto. O impacto fiscal estimado pela equipe econômica era de aproximadamente R$ 10 bilhões no ano que vem.

    Além disso, outros R$ 10 bilhões de efeito podem vir da extensão do benefício para prefeituras de municípios com até 142,6 mil habitantes. Elas pagariam alíquotas reduzidas — 8% (em vez de 20%) — sobre os salários de seus servidores.

    Na lei do Carf, um dos vetos que podem ser derrubados trata da possibilidade de autorregularização de dívidas tributárias das empresas — uma janela para que elas evitem o julgamento de multas pelo tribunal administrativo e possam acertar sua situação com a Receita Federal.