Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Freixo se aproxima de acordo para ter Cesar Maia como vice para o governo do Rio

    Presidente do PSB, Carlos Siqueira se reuniu com Rodrigo Maia e afirmou que acordo está bem encaminhado

    Marcelo Freixo
    Marcelo Freixo WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

    Leandro Resende

    O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) está próximo de confirmar Cesar Maia (PSDB), vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro como seu vice na chapa que vai disputar o governo fluminense em 2022. Do lado de Maia, a aliança é dada como certa, com a ressalva de que uma ordem enviada pela Executiva nacional pode inviabilizar o acordo. “Se a eleição fosse hoje, era essa a chapa”, diz uma fonte.

    Quem está de olho no acordo é o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Ele patrocina a candidatura do ex-presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Aliados dele relataram à CNN que ele está surpreso com a movimentação de Rodrigo Maia, presidente do PSDB no Rio. Paes e seu grupo político costuraram com Maia todos os movimentos que fizeram, desde a saída do DEM para o PSD em 2021. E esperavam, agora, que o ex-presidente da Câmara dos Deputados apoiasse Santa Cruz ao governo do Rio. Para convencer Paes, peça central na montagem da chapa, o PT está em campo para tentar articular uma conversa do prefeito com o ex-presidente Lula.

    Do lado do PSB, o clima é de expectativa por uma resposta oficial positiva de Cesar Maia. Nesta quarta-feira (08) Rodrigo Maia se reuniu com Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.

    À CNN, Siqueira afirmou que não vê problema no fato de os tucanos estarem encaminhando apoio a candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência – o PSB indicou Geraldo Alckmin a vice na chapa de Lula (PT). “É natural, cada partido tem sua preferência ao Planalto, e os estados agem de forma diferente”, afirmou.

    Segundo Siqueira, a chegada de Cesar Maia seria “fundamental” para “ampliar a candidatura de Freixo ao centro”. “Maia traz o componente importante da experiência administrativa para uma candidatura que não tem experiência no Executivo”, afirmou.

    Apesar de terem feito suas carreiras em espectros políticos diferentes – Freixo, à esquerda, e Maia, ao centro e à direita – os dois pouco conviveram na política do Rio. O deputado federal foi eleito pela primeira vez a um cargo público em 2006, perto do fim do terceiro mandato de Maia na prefeitura do Rio.

    Maia, por sua vez, foi do PFL e do DEM e, se confirmado como vice de Freixo no PSB, fará campanha para Lula, de quem foi desafeto sobretudo em seu último mandato, quando o petista já era presidente.

    No PT, a chegada de Maia foi celebrada. Integrantes do partido dizem que Freixo precisa ampliar seus votos na Baixada Fluminense – o que não necessariamente será cumprido com a chegada de Maia, com eleitorado cativo na capital. Mas o partido conta com o alto nível de conhecimento do ex-prefeito no eleitorado. “Tem levantamento que mostra o Cesar Maia lembrado pelo eleitor para disputar o governo do Rio, sempre com um patamar bom de votos. Ele chega para transferir votos para chapa”, afirmou João Maurício, presidente do PT no Rio.

    Cesar Maia foi procurado pela CNN, mas não quis comentar o possível acordo. Já Freixo afirmou que “existem conversas” para o ex-prefeito ser seu vice, mas não deu detalhes.

    Debate

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – Momentos marcantes das eleições brasileiras