Fatos Primeiro: fala de Lula sobre mortes de crianças por Covid-19 precisa de contexto
Entre 2020 e 2021, morreram 1.439 crianças menores de cinco anos, segundo dados da Fiocruz
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Palácio do Planalto, disse que morreram duas mil crianças de coronavírus no Brasil. A declaração foi dada durante o primeiro debate do segundo turno, realizado pelo Grupo Bandeirantes em parceria com a TV Cultura, o portal UOL e o jornal Folha de S. Paulo.
O que Lula disse
(Bolsonaro) diz que não morreu nenhuma criança. Morreram duas mil crianças de Covid-19.
Critérios do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde disponibiliza dados sobre as mortes de menores de idade por Covid-19 de acordo com os seguintes recortes etários: crianças com menos do que um ano, crianças entre um e cinco anos, e entre seis e 19 anos, o que inclui adolescentes e jovens adultos. Questionada pela CNN, a pasta afirmou que esses são os únicos recortes disponíveis e que não há dados isolados que contemplem todas as crianças.
Considerando os dois primeiros recortes etários, que dizem respeito exclusivamente a crianças, houve 1.439 mortes em decorrência do coronavírus entre 2020 e 2022. Os dados constam em um estudo publicado pela Fundação Oswaldo Cruz em 28 de junho de 2022, intitulado “Covid-19 mata dois menores de cinco anos por dia no Brasil”, feito com base em dados do ministério.
De acordo com a fundação, 599 crianças nessa faixa etária morreram de Covid-19 em 2020, e 840 em 2021, quando a letalidade da doença aumentou em toda a população. A região Nordeste é a que concentrou o maior número de óbitos.
O estudo concluiu que crianças entre 29 dias e um ano de vida são as mais vulneráveis. Elas respondem por quase metade das mortes registradas na faixa etária abaixo dos cinco anos de idade.
Os boletins epidemiológicos disponibilizados pela Saúde estão divididos em semanas. Alguns dias, porém, não aparecem em nenhum dos relatórios, como o período entre 27 e 31 de dezembro de 2020. Com isso, a somatória do número de óbitos de cada ano esteja incompleta.
SRAG
Segundo dados divulgados pelo sistema nacional SIVEP-Gripe, do Ministério da Saúde, no dia 6 de dezembro de 2021, 1.449 crianças de até 11 anos de idade morreram de síndrome respiratória aguda grave nos dois primeiros anos da pandemia. Os dados constam em uma nota pública escrita pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-COVID), aprovada pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde).
Vacinação
Em 16 de setembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a vacinação de crianças entre seis meses e quatro anos de idade. O imunizante usado será a Comirnaty, da Pfizer. O Ministério da Saúde ainda não tem uma previsão de quando vai comprar as doses. Crianças acima de quatro anos já estão sendo imunizadas.