Fatos Primeiro: Doria acerta ao citar dados de estradas recuperadas em SP e no resto do país
Governador afirma que 8,1 mil quilômetros de vias foram recuperados em sua gestão; segundo Ministério da Infraestrutura, governo federal revitalizou 4,3 mil quilômetros e entregou 216 empreendimentos no mesmo período.
O pré-candidato à Presidência João Doria (PSDB) afirmou em suas redes sociais, na última quinta-feira (17), que seu governo recuperou 8,1 mil quilômetros de estradas em São Paulo, mais do que o governo federal em todo o país, no mesmo período.
Doria foi eleito em 2018 e comanda o estado desde 2019. Ele classificou a iniciativa como o “maior” projeto de revitalização de vias “da história” de São Paulo.
Dados dos governos federal e estadual mostram que a quantidade de vias recuperadas no estado, no período, é quase o dobro do que foi feito pelo Ministério da Infraestrutura. O projeto de recuperação de estradas implementado atualmente também é o maior da série histórica.
O que Doria afirmou
São Paulo está promovendo o maior programa de recuperação de estradas da história. São 8,1 mil km de vias. Mais do que o governo federal está fazendo no mesmo período em todo o Brasil. As obras ainda geram 40 mil empregos.
João Doria
Os números de SP e do governo federal
De acordo com dados da Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo, a administração recuperou, até aqui, 8,1 mil quilômetros de vias. No total, foram investidos R$ 8,2 bilhões para a execução das obras.
No mesmo período, o governo federal recuperou 4,3 mil quilômetros, segundo o ministério comandado por Tarcísio de Freitas. Segundo a pasta, “foram entregues 216 empreendimentos no modal rodoviário”.
Na comparação entre as administrações, o estado reparou 88% mais vias do que o Ministério da Infraestrutura.
A Secretaria de Logística e Transportes afirma que o conjunto de obras de recuperação é, atualmente, o maior da história de São Paulo. Ao todo, 791 vias receberam ações de revitalização, por meio dos programas Estrada Asfaltada e Novas Estradas Vicinais. O projeto gerou, segundo o governo, mais de 40 mil empregos.
Eleições 2022
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Com supervisão de Evelyne Lorenzetti