Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Fatos Primeiro: Bolsonaro acerta ao falar do ingresso do Brasil na OCDE

    Organização decidiu abrir as discussões sobre a adesão do país; Senado analisa abertura de escritório da OCDE no Brasil

    Gabriela GhiraldelliLeonardo RodriguesLuana CataldiSalma Freuada CNN , em São Paulo

    Na abertura da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de setembro, Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que estaria evoluindo desde o início do ano.

    O que Bolsonaro disse

    “Estamos avançando a passos largos para o ingresso do Brasil como membro pleno da OCDE”

    Avanços em 2022

    No dia 25 de janeiro, considerando “o progresso feito pelo Brasil” em termos de ajustes prévios às normas da organização, o Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) decidiu abrir as discussões sobre a adesão do país, que é um parceiro-chave ativo da entidade desde 2007.

    Neste ano, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, destacou que compete ao Itamaraty coordenar os esforços brasileiros para ingressar na OCDE.

    A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou, neste mês de setembro, a abertura de um escritório da OCDE no Brasil. O tema segue agora para o Plenário da Casa.

    O relator do tema na comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), lembrou que o Brasil é participante da entidade desde 1990 e destacou que o escritório local pode facilitar o ingresso efetivo da nação.

    Em 2022, o país avançou em direção ao ingresso formal na OCDE, como o presidente afirma.

    Tópicos