Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Facebook e Instagram excluem quase 300 mil posts por discurso de ódio antes do 1º turno

    No mesmo período, também foram removidas mais de 310 mil publicações por infringirem as políticas de violência e incitação das plataformas

    Ilustração fotográfica com os ícones do Facebook e Instagram
    Ilustração fotográfica com os ícones do Facebook e Instagram Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images (28.ago.2022)

    Bárbara BrambilaRenata Souzada CNN

    em São Paulo

    O Facebook e o Instagram removeram mais de 290 mil conteúdos por discurso de ódio entre os dias 16 de agosto e 2 de outubro — dia em que os brasileiros foram às urnas —, segundo informou a Meta.

    No mesmo período, também foram excluídas mais de 310 mil publicações por infringirem as políticas de violência e incitação das plataformas.

    “Removemos, por exemplo, conteúdos pedindo que as pessoas comparecessem aos locais de votação portando armas”, informa o comunicado divulgado.

    De acordo com a empresa, especialistas em inteligência, ciência de dados, políticas públicas, direito, segurança, moderação de conteúdo e engenharia, além de outros, compuseram um Centro de Operações dedicado às eleições no Brasil.

    Também foi utilizado para fiscalização um canal direto de denúncias entre a Meta e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Quando um conteúdo no Facebook ou no Instagram é marcado como falso pelas agências parceiras, sua distribuição é reduzida e um aviso é colocado sobre o post para aqueles que ainda assim o visualizarem”, explicou a organização.