FAB afirma que Aeroporto Santos Dumont vai operar regularmente durante G20
Espaço aéreo terá restrições durante cúpula de líderes em novembro, mas Força informa que não impactará voos comerciais
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (25) que Aeoporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, seguirá funcionando regularmente mesmo durante a realização durante a Cúpula de Líderes do G-20, que acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro na capital fluminense.
No período, para garantir a segurança das delegações dos países participantes, haverá restrições delimitadas no espaço aéreo, mas, de acordo com FAB, não impactará no pouso e decolagens de aviões comericiais.
As primeiras delegações devem começar a chegar no dia 17 e devem deixar no Rio no dia 20, segundo apurou a CNN.
“Conforme ocorreu em evento semelhante mais recente, tal qual a última Reunião do BRICS realizada no Brasil, haverá áreas restritas delimitadas, as quais serão coordenadas pelos órgãos de controle do espaço aéreo, sem que haja interrupção das operações”, informou a FAB em nota.
No comunicado, a Força ainda reforçou “o compromisso de manter, nos mais elevados padrões de segurança, o controle do espaço aéreo brasileiro, coordenando as operações aéreas sob sua responsabilidade.”
O G20 reúne 19 países, além de União Europeia e União Africana. O Brasil assumiu a presidência do grupo em 1° de dezembro de 2023 com o objetivo de promover as pautas do combate à fome, desenvolvimento sustentável e governança global.