Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “Eu vou até o fim, não tem possibilidade de volta”, diz Pablo Marçal

    Direção do Pros pediu a revogação da candidatura para apoiar a chapa Lula-Alckmin no primeiro turno

    Anna Gabriela CostaDouglas Portoda CNN* , em São Paulo

    O candidato à Presidência da República Pablo Marçal (Pros) declarou, nesta terça-feira (16), durante o lançamento oficial de sua candidatura, que irá até o fim e não há possibilidade de volta, apesar da revogação solicitada por seu partido.

    “Estamos diante de um quase golpe antidemocrático, uma perseguição política. Só que tem um problema: mexeram com a pessoa errada. Eu não estou aqui para ser carreirista, eu não estou aqui atrás de poder. Eu estou aqui para servir à nação, para dar os melhores dias da minha vida para servir esse país”, afirmou Marçal.

    “Eu vou até o fim, não tem possibilidade de volta. Não estou chateado com a política. Eu esperava que a política fosse bem pior do que eu estou vivendo. Mas a grande verdade é que tem gente desesperada com a minha presença, com a minha candidatura”, continuou.

    No início de agosto, a direção do Pros decidiu revogar a candidatura do coach e influenciador digital e de sua vice, Fátima Pérola Neggra. Isto porque uma ala do partido defende o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições.

    Na ocasião, a ala do partido pró-Marçal questionou a decisão, por meio de nota, e afirmou que a convenção realizada no dia 5 de agosto foi irregular por diversos fatores, “inclusive por não atender sequer às normas do próprio estatuto partidário”.

    O registro da candidatura de Pablo Marçal consta no site DivulgaCand, em que o TSE reúne informações de todos os candidatos.

    O prazo para que partidos políticos, federações e coligações solicitassem o registro de candidatas e candidatos aos cargos terminou nesta segunda-feira (15).

    Porém, conforme o calendário eleitoral, o dia 12 de setembro –20 dias antes da data do primeiro turno– é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.

    Na prática, Pablo Marçal permanece candidato até que o TSE diga o contrário, o que somente ocorrerá em eventual impugnação ou quando o partido informar à Corte a desistência.

    TSE mantém decisão que devolveu comando do Pros a ala pró-Lula

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na última quarta-feira (10), a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que determinou que Eurípedes Júnior volte ao cargo de presidente do Pros.

    Eurípedes é da ala que fechou acordo para apoiar a chapa Lula-Alckmin já no primeiro turno nas eleições de outubro.

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    (*Com informações de Gabriela Coelho, Juliana Lopes e Gabriel Hirabahasi, da CNN)

    Tópicos