Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “Eu sou o voto útil”, afirma Simone Tebet

    Candidata disse, em agenda em São Paulo, que é a única que poderia derrotar Lula em um segundo turno

    Soraya LauandDanúbia BragaJoão Rosada CNN , em São Paulo

    A candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (21), em São Paulo, que o chamado “voto útil” seria um voto em sua chapa.

    “Aqueles que não querem a reeleição do presidente da República tem que votar em mim, eu sou a única que tem possibilidade de derrotar o ex-presidente Lula. Então, se é o voto útil, eu sou o voto útil. Eu represento a única saída que o Brasil tem de não voltar com fórmulas antigas”, afirmou.

    Durante visita ao Centro Paula Souza, na região central da capital paulista, Tebet foi questionada sobre o eventual prejuízo que uma estratégia de voto útil em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia causar em sua campanha.

    “Eu vejo como um desrespeito do ex-presidente Lula com a democracia e com o povo brasileiro. Porque não é só pregar o voto útil. Ele tem o direito de tentar, mas ele prega o voto útil e não se apresenta ao Brasil”, disse ela.

    “Quem é esse Lula que está chegando? Qual o projeto para educação? Para desenvolvimento? Como vai tratar a iniciativa privada nessas parcerias tão necessárias?”, questionou a emedebista.

    Tebet também disse que Lula quer ganhar no primeiro turno dizendo que é preciso acabar com a eleição diante da polarização ideológica. “Mas ele faz parte dessa polarização. Alimentam essa polarização para não deixar que candidaturas do centro democrático se apresentassem ao Brasil”, acrescentou.

    A CNN procurou a campanha de Lula para que comentasse a fala de Tebet. “Além dos oito anos de governo, que deixam bem claro o projeto para o Brasil, Lula apresentou um plano de governo”, respondeu a comunicação do petista.

    A educação também foi pauta da conversa com jornalistas. A candidata disse que, se for eleita, resolverá o problema da evasão escolar através de uma ponte entre a escola, o curso técnico e a faculdade de tecnologia. Disse também que vai conceder um prêmio de R$ 5 mil ao aluno que concluir o ensino médio.

    “Ele só vai levantar esse dinheiro se concluir o ensino médio. Temos mais ou menos 2 milhões de alunos no terceiro ano do ensino médio. Normalmente se formam 1,4 milhão. Menos de R$ 7 bilhões, isso não é nada comparado com que o MEC tem para investir na educação do Brasil”

    Ainda nesta sexta, a candidata cumpre agenda na cidade de Rio Claro, no interior do estado, onde fará uma caminhada. Depois, mais tarde, fará outra caminhada no interior paulista, na cidade de São Carlos.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – os candidatos e candidatas a vice-presidente

    Tópicos