Estamos atentos e vigilantes na sustentação do regime democrático, diz Aras
Durante a posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE, o procurador-geral disse que "juntos, acataremos a soberania popular"
O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que a Justiça brasileira está “atenta” e “vigilante” na sustentação do regime democrático. A declaração foi dada , durante a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16).
Aras, que costuma ser criticado por não se posicionar diante das ameaças do presidente Jair Bolsonaro à democracia, enalteceu o caráter técnico de Moraes e disse que o Ministério Público está comprometido com a defesa do processo eleitoral.
“Nesta oportunidade, reiteramos parceria do MP eleitoral com TSE nas várias frentes que tem propósito de assegurar respeito à vontade do eleitor. Estamos irmanados na defesa do sistema eleitoral, no combate à desinformação e em abuso de qualquer natureza. Sobretudo estamos atentos e vigilantes na sustentação do regime.”
O procurador-geral disse que a Justiça brasileira acatará o resultado das eleições deste ano, respeitando a soberania popular.
“Juntos, fortaleceremos o Estado Democrático de Direito, pela realização de eleições limpas, transparentes e seguras. Juntos, acataremos a soberania popular manifestada na vontade majoritária do povo brasileiro.”
Bolsonaro assistiu ao discurso ao lado de Moraes, na tribuna do plenário do TSE. Os dois conversam durante o evento.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos — A posse de Moraes no TSE
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1859483″ title_galeria=”Evento de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE”/]
*Com informações de Eduardo Hahon, Gabriela Coelho e Gabriel Hirabahasi