Esportes eletrônicos poderão receber dinheiro de loterias; comissão analisa
Proposta equipara competições digitais aos demais esportes; 3 em cada 4 brasileiros afirmam jogar games
Os esportes eletrônicos (e-sports) podem passar a receber recursos arrecadados com as loterias federais.
Um projeto que equipara a modalidade aos demais esportes, que já recebem esse tipo de financiamento, deve ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira (16), antes de seguir para a Comissão de Esporte da Casa.
O texto do senador Izalci Lucas (PL-DF) recebeu relatório favorável do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).
Percentuais
Segundo a proposta, a Confederação Brasileira de Games e E-sports (CBGE) será incluída no Sistema Nacional de Desporto.
O projeto determina ainda um acréscimo ao valor que é destinado aos esportes, dentro da arrecadação das loterias. O percentual passaria de 4,36% para 4,4% – o aumento de 0,04% seria destinado aos esportes eletrônicos.
Os recursos devem ser direcionados ao desenvolvimento, fomento, estímulo e prática dos esportes eletrônicos no Brasil.
Como é hoje
Atualmente, seis comitês esportivos recebem recursos das loterias, nas seguintes porcentagens:
- Comitê Olímpico do Brasil (COB): 1,73%
- Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB): (0,96%)
- Comitê Brasileiro de Clubes (CBC): 0,46%
- Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE): 0,11%
- Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU): 0,22%
- Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP): 0,04%
Competições e carreira
Em sua justificativa, o senador Izalci apresentou diversos motivos para a aprovação do projeto, como:
- pesquisas que apontam para o desenvolvimento cognitivo, motor e linguístico propiciado pelos games;
- não ser necessário um gênero definido para jogar videogames competitivos;
- números expressivos das competições de e-sports;
- várias carreiras relacionadas ao tema no mercado de trabalho, como jogadores profissionais, técnicos, árbitros e recrutadores.
O que são e-sports
E-sports é um termo que vem do inglês eletronic sports, ou esportes eletrônicos, utilizado para definir a modalidade competitiva de jogos virtuais.
Segundo a edição de 2024 da Pesquisa Game Brasil – uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM – 73,9% dos brasileiros afirmam participar de competições digitais.
Nesses eventos, jogadores profissionais ou amadores se enfrentam em torneios oficiais de gêneros variados de games, desde esportes virtuais até jogos de estratégia em tempo real.
Os jogos podem ser disputados individualmente ou em equipe e as principais competições normalmente contam com transmissão ao vivo.