Espírito Santo: veja quem são os candidatos ao governo do estado e ao Senado
Concorrentes buscarão ocupar o Palácio Anchieta pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado
Os eleitores do Espírito Santo devem ter nas urnas, em 2022, nomes já conhecidos da disputa anterior, de quatro anos atrás, ao menos entre os principais concorrentes. O governador Renato Casagrande (PSB) deve tentar a reeleição. Ele foi eleito ainda em primeiro turno, com 55,49% dos votos.
Carlos Manato (PL), segundo lugar em 2018, com 27,22% dos votos, também deve disputar novamente o governo em outubro.
Os nomes ainda podem mudar, porque os partidos têm até 5 de agosto para realizar suas convenções e decidir sobre os candidatos e candidatas. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro, e o segundo, caso seja necessário, para dia 30 do mesmo mês.
Os candidatos ao governo estadual
Renato Casagrande (PSB)
O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), já ocupou o posto em 2010, quando também foi eleito em primeiro turno.
Formado em engenharia florestal e direito, o capixaba já foi senador, vice-governador, deputado federal e estadual. Também foi secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Castelo (ES).
Carlos Manato (PL)
O ex-deputado federal Carlos Manato (PL), por sua vez, confirmou sua candidatura ao governo durante o anúncio de sua filiação ao Partido Liberal.
Manato estava sem partido desde 2020, quando deixou o PSL, após a desfiliação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Formado em medicina, foi eleito quatro vezes deputado federal.
Audifax Barcelos (Rede)
O candidato pela Rede é Audifax Barcelos, formado em economia e administração.
O político capixaba se elegeu deputado federal em 2010 e prefeito do município de Serra em 2012, sendo reeleito em 2016. Em 2022, concorre pela primeira vez nas eleições para governador.
Guerino Zanon (PSD)
Já Guerino Zanon (PSD) renunciou ao cargo de prefeito de Linhares. Ele deixou o MDB para migrar para o PSD. Formado em física, foi deputado estadual por dois mandatos.
Aridelmo Teixeira (Novo)
Concorre o professor e secretário da Fazenda da Prefeitura de Vitória, Aridelmo Teixeira (Novo). No partido desde 2018, é formado em ciências contábeis. Nas eleições anteriores, concorreu ao governo estadual e recebeu 3,25% dos votos.
Capitão Vinícius Souza (PSTU)
O policial militar é candidato pelo PSTU. Vinícius, em 2016, concorreu à Prefeitura de Castelo, mas perdeu. É a primeira vez em que concorre a um cargo estadual
Claudio Paiva (PRTB)
O terapeuta concorre pela primeira vez ao governo capixaba e também nunca exerceu um cargo na política.
Galeria: os candidatos ao governo do Espírito Santo
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1848429″ title_galeria=”Candidatos ao governo no Espírito Santo”/]
Os candidatos ao Senado
As três vagas do Espírito Santo no Senado são ocupadas, atualmente, por Fabiano Contarato (PT), cujo mandato termina em 2027; Marcos do Val (Podemos), que também ainda tem mais quatro anos no cargo, e Rose de Freitas (MDB), que encerra o mandato em 2023.
Rose de Freitas (MDB)
A mdbista é a atual senadora do Espírito Santo, com mandato até o final deste ano. Foi deputada federal por seis vezes, além de deputada estadual. Em 2018, recebeu apenas 5,47% dos votos para o governo do estado.
Sergio Meneguelli (Republicanos)
Sergio Meneguelli (Republicanos) é ex-prefeito da cidade de Colatina e vereador por 12 anos. Concorre ao Senado pela primeira vez.
Magno Malta (PL)
O ex-senador Magno Malta (PL) também disputará a vaga ao Senado pelo Espírito Santo. Ele é presidente do Partido Liberal do estado. Formado em teologia, iniciou sua vida política no início da década de 1990. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e exerceu dois mandatos consecutivos no Senado.
Antonio Bungenstab (PRTB)
Economista, o candidato de 70 anos nunca concorreu ao Senado, tendo como único cargo público a suplência na Câmara dos Deputados em 2014.
Carone (Agir)
Empresário, Idalecio Carone se lança pelo Agir pela primeira vez em uma eleição.
Coronel Lugato (DC)
O oficial do Exército reformado Julio Cesar Lugato é o candidato pelo partido Democracia Cristã. Ele nunca disputou o Senado antes.
Felipe Skiter (PSTU)
Felipe, que é candidato pelo PSTU, trabalha como servidor público federal e disputou, por duas vezes, vaga como deputado estadual, mas não se elegeu em nenhuma.
Gilberto Campos (PSOL)
Será uma candidatura coletiva. Além de Gilberto Campos, que concorreu nas últimas eleições a prefeito de Vitória, a chapa terá Rafaella Machado e Wilson Jr.
Nelson Jr (Avante)
O candidato do Avante concorre pela primeira vez a uma eleição e tem mais de um milhão de reais declarados.
Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano
[cnn_galeria active=”716177″ id_galeria=”716150″ title_galeria=”Veja os senadores cujos mandatos terminam em 2023″/]
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Com informações de Gabriela Ghiraldelli, Salma Freua e Leonardo Rodrigues, da CNN