Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entrada de agente de saúde em imóvel abandonado é pauta de votação da CCJ do Senado nesta quarta (29)

    Proposta altera o Código Penal ao excluir o crime de violação de domicílio em caso de entrada em imóveis abandonados para ações de saneamento

    Área com permissão para entrada de agentes de saúde está em debate na CCJ
    Área com permissão para entrada de agentes de saúde está em debate na CCJ Arquivo - Fernando Frazão/Agência Brasil

    Aline Fernandescolaboração para a CNN

    São Paulo

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai decidir, nesta quarta-feira (29), sobre o projeto de lei 3.169/2023, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

    A proposta altera o Código Penal ao excluir o crime de violação de domicílio em caso de entrada em imóveis abandonados para ações de saneamento.

    “Sentimos a necessidade de explicitar a possibilidade de os agentes de saúde promoverem as ações que lhes incumbem sem que haja qualquer receio de sua parte”, explicou Pontes. Ele afirma que o medo de cometer um crime tem limitado o trabalho nas residências.

    O relator, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), favorável ao projeto, lembra a importância dos agentes de saúde durante as epidemias que o Brasil enfrenta, “buscando ativamente e eliminando vetores de doenças transmissíveis, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela”.

    O país registrou 5.100.766 casos prováveis de dengue e 2.827 mortes pela doença somente neste ano. Tanto o número de infecções prováveis quanto o de óbitos são os maiores desde o ano 2000, segundo a série histórica do Ministério da Saúde.

    Inundações, como as que afetam o Rio Grande do Sul, elevam o risco de transmissão da doença.

    O Brasil é o país que tem mais interesse por informações relativas à dengue, conforme revelou levantamento realizado pelo Google exclusivamente para a CNN.

    *Com informações da Agência Senado

    Tópicos

    Tópicos