Entenda a relevância do Congresso Nacional na história do Brasil
Na tarde do último domingo (08), o local ficou com ambientes alagados, foi saqueado e vandalizado por criminosos que invadiram o prédio
Inaugurado em 1960, o prédio que atualmente abriga o Congresso Nacional, em Brasília, compõe a Praça dos Três Poderes e foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O local é um ícone do Brasil reconhecido internacionalmente por sua arquitetura e por ser o maior símbolo da capital do país.
Composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o Congresso Nacional é o grande polo de exercício do Poder Legislativo do Brasil. Ele se sobressai na política nacional como o símbolo da democracia, ainda que existam outras alas importantes na política.
Isso porque é o Congresso que deve “representar o seu povo”, já que, entre suas funções, está a elaboração de leis e emendas constitucionais, o que explica o fato de ele também ser chamado de “Casa do Povo”. É lá onde se manifesta a liberdade da diversidade de pensamento político e de representação democrática.
Ao longo da história do Brasil, o Congresso tem sido palco de momentos históricos da política brasileira.
Por lá, passaram episódios importantes da história recente do Brasil, como o golpe militar de 1964, a redemocratização do país pós-ditadura militar com a criação da Constituição de 1988 e o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.
Isso sem contar o fato de que toda cerimônia de posse presidencial acontece no seu interior. Ou seja, todo candidato que se torne presidente do Brasil, seja de forma democrática ou não, recebe sua faixa presidencial no Congresso Nacional durante uma grande cerimônia.
Por se tratar de um local de tanta importância, as salas do seu interior foram decoradas com obras de arte de artistas renomados do mundo inteiro. Vários móveis que compunham a mobília passaram por todos os governos e foram especialmente desenhados por arquitetos conhecidos mundialmente.
Chefes de Estado que vinham em visita ao Brasil e passavam no Congresso, ocasionalmente traziam presentes à nação braseira, que ficavam expostos por todo o prédio do Congresso Nacional.
No último domingo (8), grande parte dos móveis, esculturas e obras de arte foram vandalizados por criminosos que invadiram o Congresso Nacional por não aceitarem o resultado das últimas eleições presidenciais. Diversos itens valiosos que compunham a decoração dos ambientes foram saqueados.
Alguns ambientes chegaram a ficar totalmente alagados após uma tentativa de início de incêndio, como o Salão Verde, conhecido por sediar realizadas coletivas de imprensa do Congresso, onde circulam jornalistas e parlamentares, e também por abrigar obras de arte valiosas.
O Ministério da Gestão informou que vai levantar os prejuízos financeiros causados pelo ato antidemocrático em Brasília e que vai “buscar ressarcimento junto aos responsáveis”.
Veja imagens da invasão ao Congresso:
* Sob supervisão