Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Encontro foi para buscar “caminho melhor” para candidatura do PSDB, diz senador

    João Doria, pré-candidato à Presidência da República, afirmou que o jantar não representa o partido

    Douglas Portoda CNN em São Paulo

    O senador José Aníbal (PSDB-SP) declarou, nesta quarta-feira (9), em entrevista à CNN, que a pauta do jantar que reuniu lideranças do partido em Brasília, na noite da última terça-feira (8), foi o encontro de uma direção para a campanha à Presidência da República, que tem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), como pré-candidato.

    “O que entrou na pauta foi fazer um movimento dentro partido para buscar um caminho melhor do que está sendo seguido até agora por nosso candidato, com um resultado muito escasso. Não só com uma intenção de votos muito pequena, mas principalmente a rejeição. Isso é fundamental”, afirma Aníbal

    De acordo com o parlamentar, Doria reagiu com “contundência”, que em sua opinião, “não deveria existir da parte de quem tem o dever unificar o partido.”

    “E buscar as razões pelas quais nós nos encontramos, foi conversar sobre perspectivas para que o nosso candidato esteja dentro desse jogo. Que possa alavancar a sua candidatura, possa fazer crescer, possa criar um campo maior de adesão e de alianças”, continuou.

    Foi definido no encontro que os membros do PSDB que resistem a Doria irão pedir a cúpula do partido uma reunião ampliada do diretório ainda em março. A medida aconteceria para que o próprio pré-candidato apresente sua viabilidade eleitoral, segundo informações do analista de política da CNN Caio Junqueira.

    Ainda foi combinado que os partidários não irão deixar a legenda e devem confrontar o governador paulista internamente. Isso significa que eles poderão compor uma maioria para tentar, no limite, barrar a candidatura ao Palácio do Planalto na convenção nacional, que deverá ocorrer, segundo a legislação eleitoral, entre 20 de julho e 5 de agosto.

    Além de Aníbal, estavam presentes no jantar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leitederrotado por Doria nas prévias, o deputado Aécio Neves (MG) e o senador Tasso Jereissati (CE).

    Doria, por sua vez, declarou em entrevista à rádio Eldorado, que o encontro não representa o PSDB. “Foi um jantar de derrotados, com todo respeito. Todos eles foram derrotados nas prévias. Eu entendo que na vida pública e, também, na vida privada, você tem que compreender vitórias e derrotas”, afirmou.

    “Eu tive, circunstancialmente, uma vitória nas prévias do PSDB, mas tive a grandeza de cumprimentar o Eduardo Leite e todos aqueles que o apoiaram de maneira educada. Não me parece que cinco pessoas sentadas num jantar possam representar o PSDB. O PSDB é maior do que cinco pessoas que ali representavam derrotados”, concluiu Doria.

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.