Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Encontro de Bolsonaro e Biden pode impactar relação bilateral, diz especialista

    Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos vão se encontrar na Cúpula das Américas, que será realizada em Los Angeles, entre 6 e 10 de junho

    Douglas PortoElis Francoda CNN , em São Paulo

    O especialista CNN em Relações Exteriores, Rubens Barbosa, declarou, nesta quarta-feira (25), que o encontro entre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), e o presidente norte-americano Joe Biden, no início de junho, pode servir para impactar a relação bilateral entre os países.

    “A foto na campanha é muito importante, acho que foi determinante para ele aceitar essa reunião, mas também é uma oportunidade para o Brasil conversar com os Estados Unidos, nesse mundo tão conturbado, algumas coisas importantes que podem impactar a relação bilateral”, afirmou Barbosa.

    “A questão do meio ambiente, a Amazônia, a questão das cadeias produtivas, que os Estados Unidos e as empresas americanas estão procurando diversificar da China. É uma agenda comum que precisa ser ativada. O Itamaraty estava muito favorável a essa visita, mas a palavra final foi do presidente”, continuou.

    Biden enviou, na última terça-feira (24), o ex-senador Christopher Dodd para comunicar a intenção de se encontrar com o chefe do Executivo do Brasil numa reunião à parte da Cúpula das Américas, que será realizada em Los Angeles, entre os dias 6 e 10 de junho.

    Em declaração à CNN, Bolsonaro disse que “será uma reunião bilateral, reservada, em que a gente vai reatar pra valer nosso relacionamento. Os governos são passageiros, mas os países são eternos. Há interesse dele [Joe Biden] em conversar conosco.”

    “Nós temos um bom relacionamento com todos os países. Dialogamos com a Rússia, com a Coreia do Sul, Japão, Israel, enfim, com todos. Hoje mesmo conversei com o representante dos Emirados Árabes”, finalizou.

    Tópicos