Embaixadas de Alemanha e Israel repudiam suposto gesto nazista em protesto em SC
Vídeo disseminado nas redes sociais mostravam apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) fazendo suposta saudação durante execução do hino nacional
As embaixadas da Alemanha e de Israel no Brasil se manifestaram nesta quinta-feira (3) sobre um vídeo, viralizado nas redes sociais, em que manifestantes bolsonaristas faziam supostamente um gesto nazista durante a execução do hino nacional. O episódio ocorreu em Santa Catarina.
O embaixador alemão no Brasil, Heiko Thoms, classificou o teor do vídeo como “profundamente chocante” e afirmou que o ato não “se trata de liberdade de expressão”.
“O uso de símbolos nazistas e fascistas por ‘manifestantes’ claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime! Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia”, disse.
Ele ainda concluiu dizendo que “esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”.
https://twitter.com/AmbBrasilia/status/1588165150011432960?s=20&t=_uxx2uqkMH7v3Hxmh1uzdw
Já a Embaixada de Israel disse que rejeita “qualquer forma de referência” ao nazismo e pediu que as autoridades “tomem providências” para “acabar com esse tipo de ato ultrajante”.
“Rejeitamos qualquer forma de referências nazistas no Brasil e em geral. Estamos preocupados com esse fenômeno aqui e contamos com as autoridades competentes para que tomem as providências necessárias para acabar com esse tipo de atos ultrajantes.”, concluiu.
https://twitter.com/IsraelinBrazil/status/1588175930228441094?s=20&t=bcrQOCr09nMzfpyjEZIF2Q
Segundo a analista CNN Basília Rodrigues, o PGR, Augusto Aras conversou, na última quarta-feira (2), com o governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e demonstrou preocupação com grupos neonazistas de Santa Catarina.
De acordo com interlocutores de Aras, a PGR está preocupada com a ampliação do número desses grupos. Há investigações no órgão sobre esses casos no Estado, que seguem sob sigilo.
Galeria: Apoiadores de Bolsonaro bloqueiam rodovias brasileiras após derrota em eleições
[cnn_galeria active=”2000876″ id_galeria=”2000893″ title_galeria=”Apoiadores de Bolsonaro bloqueiam rodovias brasileiras após derrota em eleições”/]