Em última sessão da Primeira Turma do STF, Rosa Weber é homenageada
Ministro Luiz Fux assumirá o lugar no colegiado
Em última sessão na Primeira Turma antes de assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber recebeu homenagens na primeira turma do tribunal. Ao final, o colegiado deu flores à magistrada. O ministro Luiz Fux assumirá o lugar no colegiado.
A presidente do colegiado, ministra Cármen Lúcia, abriu as homenagens de despedida de Rosa.
“Para a nossa tristeza perdemos esse convívio das terças, a ministra rosa weber esta neste STF desde 2011, foi presidente do TSE, durante quase dez anos ou mais integra essa turma, será uma enorme falta para a turma mas um ganho para o Brasil, uma ministra que honra valores democráticos de um estado de direito”, disse.
Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso também prestaram homenagem à ministra.
“Para a inveja de todos serei o vice e terei o privilégio de conviver proximamente como já havia feito no TSE, firme e determinada no conteúdo”, afirmou Barroso.
A ministra Rosa agradeceu e disse que tem alegria no que faz.
“Amo o que eu faço, amo exercer a jurisdição, cada dia um desafio que me realiza, ainda que tenhamos tantas divergências o que é enriquecedor, só queria fazer esse registro. Foi uma honra e enorme felicidade ter integrado, ainda estou integrando. E eu não gosto de despedidas, eu gosto de reencontros. E vamos nos reencontrar no plenário”, disse.
O ministro Luiz Fux participará da sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal um dia após o 7 de setembro.
O presidente Jair Bolsonaro tem convocado manifestações em apoio ao seu Governo para este feriado da independência. No ano passado, um dos alvos das críticas de Bolsonaro foi justamente o Judiciário.
No dia 8, o ministro Fux prevê fazer um discurso de despedida citando um balanço de gestão e as eleições que se aproximam. A ministra Rosa Weber tomará posse como presidente em 12 de setembro.