Em reunião, Lula comunica Ana Moser que precisará do cargo para reforma ministerial, dizem fontes
Saída de Ana Moser abriria espaço para a entrada do Progressistas no Ministério do Esporte, com André Fufuca como favorito
Fontes do Palácio do Planalto afirmaram à CNN que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou à ministra do Esporte, Ana Moser, nesta terça-feira (5), que vai precisar do cargo dela na reforma ministerial. As informações são de Thais Arbex e Tainá Falcão.
Lula chamou Ana Moser para uma reunião no Palácio do Planalto nesta tarde, e afirmou que vai precisar do cargo, ou seja, que vai exonerá-la.
De acordo com a apuração de Thais Arbex e Tainá Falcão, na quarta-feira (6) Lula chamará os ministros do Centrão e deve fazer o anúncio de quem vai para onde exatamente.
A saída de Ana Moser abriria espaço para a entrada do Progressistas no Ministério do Esporte, com André Fufuca como favorito.
A ministra era aguardada em um evento de inauguração da pista de atletismo da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, mas não foi à cerimônia.
Recomendação a Márcio França
As negociações em curso ao longo dos últimos meses também envolvem o ministério de Portos e Aeroportos, chefiado por Márcio França (PSB). A pasta pode passar a ser comandada pelo Republicanos.
De acordo com a âncora da CNN Raquel Landim, Lula recomendou a Márcio França que aceite assumir a pasta das Pequenas e Médias Empresas.
O apelo foi feito em almoço hoje com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin. Lula disse a França que não quer abrir mão de Alckmin no ministério do Desenvolvimento.
França ficou de pensar e responder até amanhã quando está previsto o anúncio da reforma ministerial. O presidente pretende que o deputado Silvio Costa Filho, do Republicanos, assuma o ministério de Portos e Aeroportos.
Vídeo — Trocas no governo Lula: indefinições com PP e PSB travam reforma
(Publicado por Daniel Fernandes, com informações de Teo Cury, da CNN)