Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula diz que sua primeira viagem como presidente eleito será para a Argentina

    Anúncio teria sido feito ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, em encontro na capital paulista

    Presidente da Argentina, Alberto Fernández, ao lado do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
    Presidente da Argentina, Alberto Fernández, ao lado do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva Fotos Ricardo Stuckert

    Carolina Cerqueirada CNN

    O presidente da Argentina, Alberto Fernández, conversou com a imprensa na tarde desta segunda-feira (31) após se reunir com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em São Paulo.

    Em um vídeo divulgado nas redes sociais da Casa Rosada, sede da Presidência argentina, Fernandéz contou que foi informado por Lula de que a primeira viagem feita por ele como presidente do Brasil será para a Argentina.

    “Ele me deu a enorme alegria de me contar que sua primeira visita será a Argentina. Me disse também que vai nos visitar antes de assumir e ele sabe que a Argentina é sua casa”, disse aos jornalistas.

    Lula se manifestou sobre o encontro através das redes sociais. Em uma publicação no Twitter, disse ter ficado “feliz em retomar a amizade”.

    Fernandéz ainda afirmou que é preciso “consolidar a democracia” e “integrar a América Latina”, o que, segundo ele, são objetivos que ele e Lula têm em comum.

    “Com Lula, compartilhamos um mesmo objetivo, que é a necessidade de integração da América Latina, a necessidade de que a democracia se consolide em todo o continente, e a necessidade de que os processos eleitorais sejam devidamente respeitados”, declarou.

    Ele disse ter tido “enorme alegria” ao encontrar Lula e que não poderia deixar de estar presente “sabendo dos momentos difíceis pelo qual ele passou”.

    “Tive uma enorme alegria ao reencontrar meu querido amigo e presidente eleito do Brasil Lula. Todos conhecem meu vínculo com Lula. O apreço, a mais alta consideração que posso ter por alguém, tenho por ele. A verdade é que não queria estar ausente hoje aqui sabendo dos momentos difíceis pelo qual ele passou”, acrescentou.

    Vitória de Lula é celebrada por presidente argentino

    O resultado da eleição brasileira foi celebrado pelo peronismo governante na Argentina, devido a uma maior afinidade política com Lula do que com Jair Bolsonaro (PL), com quem Fernández mantém uma relação tensa.

    Mais cedo, também nesta segunda, Fernández manifestou “carinho e apreço” por Lula. “Tenho um carinho e um apreço enorme pelo Lula e quero dar-lhe o abraço que ele merece. Ele é um bom homem, um líder na região”, disse.

    Na noite de domingo (30), pouco depois da confirmação da vitória, o presidente argentino já havia publicado uma mensagem ao petista.

    “Parabéns @LulaOficial! Sua vitória abre um novo tempo na história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje.”

    A vitória de Lula, de 77 anos, pode representar a retomada da relação bilateral com um importante parceiro comercial, após a posse do presidente eleito em 1º de janeiro de 2023.

    “Argentina e Brasil representam um altíssimo nível de produto bruto sul-americano”, disse Fernández à Rádio 10 na noite de domingo, quando definiu Lula como “um líder realmente singular e impactante”.