Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em meio à negociação por ministério, Republicanos pode ganhar nova diretora na Codevasf

    Criação de novo espaço para acomodar aliados foi feita por "jabuti" no texto da MP que trata sobre reajuste salarial dos servidores da União

    Tainá Farfanda CNN

    Em meio à negociação para entrada do Republicanos na esplanada dos ministérios, o governo vem articulando a criação de mais um espaço que deverá ser entregue ao partido.

    A vaga poderá vir com a criação de mais uma diretoria na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

    A pedido da liderança do governo no congresso nacional, foi incluído um “jabuti” para ampliação das diretorias da Codevasf, de três para quatro, no texto da medida provisória (MP) que trata sobre reajuste salarial dos servidores da União, que teve Alice Portugal (PCdoB-BA) como relatora.

    A proposta foi aprovada em comissão mista na quarta-feira (9) e ainda precisará passar pelos plenários da Câmara e do Senado.

    Interlocutores do Republicanos informaram à CNN que o nome que deverá ocupar a nova vaga é o do ex-deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA), próximo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A área que ficará a cargo da nova diretoria, porém, ainda não foi definida.

    A estatal é comandada pelo Centrão e vem ganhando força nos últimos anos. Foi ampliado tanto seu orçamento, quanto sua área de atuação, além de ter ganhado a atribuição de distribuir máquinas e executar obras nas bases eleitorais dos parlamentares.

    A Codevasf também atua no desenvolvimento de bacias hidrográficas e de projetos de irrigação, implementação de ações e instalações para saneamento básico, realização de obras de pavimentação e construção de pontes.

    Nos últimos dias, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou publicamente que o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumirá uma pasta na Esplanada. Na negociação para entrada do Centrão no governo, também deverá ganhar um ministério o deputado André Fufuca (PP-BA). As pastas, porém, ainda não foram definidas por Lula (PT).

    O movimento para seduzir o Centrão para a base de apoio ao governo começou com a entrada, no último dia 14 de julho, de Celso Sabino (União-PA) no Ministério do Turismo.

    VÍDEO: Republicanos só decide se entra no governo Lula após 15 de agosto

    Tópicos