Em estreia no Brasil, caças Gripen superam os “imbatíveis” F-15 dos EUA
Vitória em exercício militar em Natal (RN) foi celebrada pela FAB
Os caças Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) superaram nesta semana, em um combate simulado no maior exercício militar da América Latina, dois caças F-15C Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
A vitória ocorreu durante a Cruzex, que tem Natal (RN) como base e vai até o dia 15, e foi celebrada pela FAB.
Isso porque o F-15 – conhecido pela alta velocidade, excelente manobrabilidade e impressionante capacidade de carregar armamentos – tem a fama de aeronave “imbatível”.
Ele já acumula mais de 100 vitórias em combate ar-ar e nunca havia tido uma derrota confirmada.
Trata-se da estreia dos Gripen da FAB em exercícios militares. As aeronaves estavam equipadas com armamentos sofisticados, como o míssil Meteor, de longo alcance, e o infravermelho Iris-T, de curto alcance, que aumentam a capacidade de ataque e defesa.
A Cruzex, que ocorre desde 2002 e está em sua 8ª edição, reúne 16 países desta vez.
Além do Brasil, participam do evento os esquadrões de voo de outros sete países: Argentina, com as aeronaves IA-63 Pampa e KC-130H; do Chile, com o KC-135 e F-16; da Colômbia, com KC-767; dos Estados Unidos, com F-15 e KC-46 (767); do Paraguai, com AT-27 e C-212; do Peru, com KT-1P e KC-130; e de Portugal, com KC-390.
Militares do Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru também participaram da execução de tarefas espaciais e cibernéticas. Além desses países, África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviaram militares observadores.